MUNICÍPIOS

BARREIRAS: Zoonoses disponibiliza testes rápidos de leishmaniose para cães

Publicado em: 04/5/2022

Animais com resultado positivo devem ser sacrificados

Com foco em diagnosticar o calazar, além de demais sinais clínicos indicativos da doença, a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Centro de Controle de Zoonoses, realiza testes rápidos caninos de leishmaniose. Nesta segunda-feira (2), a Secretaria adquiriu 320 testes encaminhados pelo Núcleo Regional de Saúde (NRS/Oeste), que serão utilizados na realização dos exames na sede do Zoonoses.

Conforme o coordenador Dorimar Almeida, os testes são feitos mediante a coleta de amostras de sangue dos cães, se o resultado for positivo, o animal deve ser sacrificado. “Solicitamos sempre com antecedência esses testes ao NRS em Barreiras, conforme essa disponibilização, realizamos esse teste que é importante no diagnóstico do calazar em prevenção a leishmaniose, possibilitando a detecção da doença entre 15 a 20 minutos”, explica.

Ainda segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, para a prevenção do calazar é necessária à vacinação específica contra a doença, que reforça a resposta imunológica do animal, e ainda evitar o contato do animal com o mosquito transmissor com simples ações, como por exemplo, não acumular lixo em casa ou jogá-los em terrenos baldios. É recomendado também evitar passear com os cães após o pôr do sol, pois esse horário é considerado de maior atividade do transmissor.

O Centro de Controle de Zoonose fica localizado às margens da BR 135, saída para São Desidério. O atendimento ao público é das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

 

Fonte: PMB


  • Compartilhe: