MUNICÍPIOS

IBOTIRAMA: banco de sangue do hospital é reativado

Publicado em: 22/4/2022

Já está em funcionamento no Hospital Regional do Velho Chico, administrado pela Prefeitura de Ibotirama, a Agência Transfusional, conhecida como banco de sangue.

O serviço que, segundo o prefeito, estava desativado havia mais de dez anos, voltou a funcionar nesta semana.

“[…] de hoje em diante, teremos aqui mesmo, em nosso hospital, bolsas de sangue para atender a todas as demandas urgentes!

A Agência Transfusional do Hospital Regional do Velho Chico é responsável pelo armazenamento do sangue, em condições apropriadas e com rígido controle de qualidade. O setor também realiza testes pré-transfusionais, que verificam a compatibilidade sanguínea, garantindo a segurança do receptor.

Antes, a espera pelo sangue durava, no mínimo, seis horas; tempo necessário para o deslocamento (ida e volta) até o município de Barreiras, onde o sangue ficava armazenado. Nos casos em que há hemorragias, por exemplo, a reposição imediata do sangue é indispensável, sendo o fator tempo fundamental para salvar vidas. Com o sangue disponível no hospital, essa resposta ocorre em cerca de uma hora.

O processo para a reabertura da Agência Transfusional foi extremamente complexo. Entrou em cena a articulação do prefeito, Dr. Laércio Santana, que mobilizou esforços e direcionou investimentos para implementar as adequações técnicas e estruturais que atendessem às especificações da Sesab e recebessem a aprovação pelos órgãos competentes.

“Poucas vezes durante a minha gestão como prefeito de Ibotirama, me emocionei como hoje. Para além de todas as novidades que temos divulgado nas mais diversas pastas, conquistamos a chance de salvar ainda mais vidas no HRVC: durante mais de doze anos, buscamos em Barreiras bolsas de sangue para atender àqueles que precisaram, ou regulamos nossos pacientes para que recebessem lá as transfusões necessárias. Agora, tenho o prazer de dividir com vocês que isso não será mais necessário: de hoje em diante, teremos aqui mesmo, em nosso hospital, bolsas de sangue para atender a todas as demandas urgentes! Obrigado meu Deus, pela chance de trabalhar pelo meu povo, para salvar vidas”, salientou o prefeito.


  • Compartilhe: