MUNICÍPIOS

IBOTIRAMA: campanha conscientiza sobre o uso correto da rede de esgoto

Publicado em: 08/4/2022

As visitas técnicas tiveram início com os lava a jato

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, começaram um trabalho em conjunto para sensibilizar imóveis residenciais e comerciais sobre a importância do uso correto da rede de esgoto. Por causa da quantidade de água utilizada na lavagem de carros, as visitas dos técnicos tiveram início na última quinta-feira (30) com os lava a jatos. Além da entrega de material educativo, as equipes conversaram com os proprietários e funcionários para tornar a atividade econômica ainda mais sustentável e em atendimento à legislação ambiental.

Durante a ação, que voltaram a ocorrer também nesta terça-feira (5), as equipes reforçaram sobre a importância da instalação de caixas separadoras de óleo e de gordura e utilizar a rede de esgotamento sanitário para o descarte da água de limpeza dos veículos. “Todo o imóvel ligado ao sistema de esgotamento sanitário deve ter essa caixa com o objetivo de evitar que qualquer tipo de óleo caia na rede. Por causa dos entupimentos gerados na tubulação, a recomendação é que este tipo de resíduo seja separado e destinado para a produção de sabão por instituições locais, ou depositado diretamente no lixo”, explica o técnico da Embasa de Ibotirama, Altamir Bastos.

Para o gerente da divisão de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente é fundamental no processo de orientação junto à população. “Temos muitos casos de imóveis que não separam o esgoto e a água de chuva e escoam tudo junto na mesma rede causando transtornos ao meio ambiente.”, reforça. A próxima etapa da mobilização deverá ocorrer junto às oficinas mecânicas da cidade. Pela Prefeitura, participaram da atividade o secretário de meio ambiente, Ivo Delgado Martins, a chefe do departamento de educação ambiental, Aline Rodrigues, e a engenheira ambiental, Gessica Almeida.

 

 

Fonte: Embasa


  • Compartilhe: