MUNICÍPIOS

IBOTIRAMA: gestão municipal impulsiona agricultura familiar

Publicado em: 28/3/2022

Os agricultores familiares do município de Ibotirama, no oeste do estado, estão recebendo apoio técnico e suporte burocrático para manutenção e fortalecimento de suas atividades. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural da prefeitura têm mantido um acompanhamento sistemático, indispensável aos produtores.

Renovação da DAP
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural, realizou na quarta-feira (24), o mutirão de declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Agricultura Familiar.

A emissão e renovação da DAP garante que os agricultores familiares e suas organizações, possam continuar acessando as políticas do PRONAF, Garantia-Safra , programa de comercialização do PAA, PNAE, ATER e créditos agrícolas. O mutirão contou com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Venda da produção
Outro importante mecanismo que estimula as atividades da agricultura familiar é a Chamada Pública, publicada no Diário Oficial do Município. O instrumento oficializa e possibilita que agricultores e empreendedores familiares rurais, organizados em cooperativas e associações, possam comercializar gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atenderá aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

“[…] no que depender dos investimentos da nossa gestão, seremos modelo para a região

“Nossa terra tem um potencial produtivo incrível e nosso povo tem garra para o trabalho; então, o que estamos fazendo é a coordenação logística, o direcionamento dessa força e a capacitação adequada para que a nossa atividade produtiva dê um salto, como nunca se viu. Não tenho dúvida alguma de que a agricultura familiar, assim como outros segmentos que já monitoramos, terão sua capacidade de produção extremamente alavancadas e, no que depender dos investimentos da nossa gestão, seremos modelo para a região”, evidenciou o prefeito Dr. Laércio Santana.

De acordo com a secretária de Governo, Monique Oliveira, a prefeitura tem atuado com veemência no fortalecimento, qualificação e formalização dos pequenos produtores, impulsionando a geração de renda nas comunidades, o que movimenta a economia e os negócios locais.

O secretário Alexsandro Teixeira, lembrou que as  ações realizadas garantem que os agricultores familiares e suas organizações, possam continuar a acessando as políticas públicas do setor, programas de comercialização e créditos agrícolas.

 

 

Fonte: PMI


  • Compartilhe: