MUNICÍPIOS

IBOTIRAMA: presidente da Câmara denuncia uso de canos de amianto pela Embasa

Publicado em: 28/3/2023

O presidente da Câmara Municipal de Ibotirama, André Gessé, usou as redes sociais para denunciar o suposto uso de canos de amianto (material cancerígeno) na rede de água que abastece a cidade, de responsabilidade da Embasa.

Gessé diz ainda que apresentou um requerimento que questiona a existência de canos de amianto ativos, na rede da Embasa, qual a extensão desse tipo de tubulação e, em quais bairros estariam localizados. O documento solicita também um cronograma de substituição dos referidos canos.

De acordo com o vereador, a situação irregular foi descoberta quando, recentemente, um cano da rede da Embasa rompeu, expondo a tubulação, que ele afirma ser feita do material.

O vídeo também traz informações sobre a predisposição do câncer pelo contato com o amianto.

“[…] o povo está adoecendo e queremos uma resposta da EMBASA DE IBOTIRAMA

“Quando a água passa por um cano de amianto, pequenas fibras de amianto podem se soltar e contaminar a água. Se essa água é consumida, as fibras de amianto podem se depositar nos pulmões e causar danos à saúde. A exposição prolongada ao amianto pode levar a várias doenças, incluindo câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose. Por isso, é altamente recomendável que os canos de amianto sejam removidos e substituídos por materiais mais seguros, como plástico ou metal. Por isso que eu o vereador André Gessé estou nessa luta, o povo está adoecendo e queremos uma resposta da EMBASA DE IBOTIRAMA!”, reivindica.

A Embasa foi contactada pela nossa reportagem, mas até a publicação desta matéria, não emitiu posicionamento.


  • Compartilhe: