MUNICÍPIOS

MORPARÁ: incêndio assusta moradores de comunidades rurais

Publicado em: 01/11/2023

Segundo relatos de moradores, o fogo na região do povoado de Rio do Peixe, área rural de Morpará, teve início no domingo (29) e, na manhã de terça-feira (31) já estava a cerca de 500 metros das residências.

Nas redes sociais, uma moradora publicou um vídeo e o pedido de ajuda:

“Deus nos ajude a enfrentar mais esse pesadelo q estamos passando pois só vc pode nos ajudar!!!!!Ouça nossas preces!!!!! Tantos animais sofrendo nós tbm !!!!! Peço encarecidamente as autoridades q se poderem nos ajudem!!!!!”

Populares reclamam da falta de assistência por parte da prefeitura.

“[…] apesar das tentativas até mesmo do pessoal do Corpo de Bombeiros não há resposta da Prefeitura de Morpará a qualquer contato, o que está dificultando a solução do problema enquanto o fogo avança e causa mais estragos já atingindo áreas de diversas comunidades. […] Será que vão esperar a providência divina e chover enquanto tudo vai acabando?”, comentou Sílvia Donato, liderança local.

Tentamos falar com a prefeitura, mas o telefone divulgado no portal oficial do Município estava incomunicável, nesta terça-feira. O prefeito Lelei Barreto também não respondeu à nossa equipe.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia informou que foi acionado nesta terça-feira (31) e que a guarnição estará no município a partir de hoje.

Além de colocar vidas humanas em risco, os incêndios florestais devastam a natureza e o habitat de animais, causam perda de pastagens, problemas respiratórios e podem afetar nascentes, agravando os efeitos da estiagem.

 

Foto: reprodução redes sociais


  • Compartilhe: