MUNICÍPIOS

MUQUÉM: oposição comemora documentação de posse do Quilombo Jatobá

Publicado em: 31/8/2023

Nesta quarta-feira (30), a Comunidade Quilombola Jatobá, localizada em Muquém do São Francisco, oeste da Bahia, recebeu do Incra o documento que formaliza seu direito de ocupação do território. A cerimônia de imissão de posse aconteceu com a presença de diversas autoridades, além da comunidade.

“Uma grande conquista de muita luta e coragem…

Kêu Coimbra participou do evento, acompanhado de lideranças da oposição. Ele destacou a importância do momento, afirmando que “foi um grande dia para o município de Muquém do São Francisco, em especial para a Comunidade Remanescente Quilombolas Jatobá”. O líder político destacou que seu grupo pleiteou, junto ao deputado federal Arthur Maia, um trator com implementos para impulsionar o desenvolvimento da comunidade, benefício que já se encontra no local.

Kêu Coimbra parabenizou o povo quilombola, ressaltando os amigos João Almeida e seu Jacó, bem como o vereador Galo da Baraúnas, figuras ilustres que têm unido esforços na busca pelos avanços que a comunidade precisa.

Para a Associação do Quilombo Jatobá, essa conquista representa décadas de luta e liberdade para a comunidade, composta por 158 famílias, que foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2004. A área incluía terras desapropriadas de propriedades privadas e terras da União que já haviam sido tituladas.

A partir de agora, de acordo com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a comunidade poderá utilizar todas as áreas para práticas agrícolas e pecuárias, suas principais fontes de renda. A imissão de posse garante segurança jurídica, acesso a políticas públicas e possibilidade de acesso a linhas de crédito, beneficiando diretamente as famílias quilombolas.

 

 

Foto: Pedro Moraes/GovBA


  • Compartilhe: