MUNICÍPIOS

SÍTIO DO MATO: crianças de 9 a 14 anos são imunizadas contra o HPV

Publicado em: 01/2/2023

Aproveitando o mês de prevenção ao câncer de colo do útero, a Secretaria de Saúde de Sítio do Mato, convoca todo o público de 9 aos 14 anos para comparecer ao posto de vacinação para receber as doses da vacina HPV.

Conforme informações da prefeitura, somente com a aplicação das duas doses da vacina, com intervalo de seis meses, é que os adolescentes ficam totalmente protegidos contra verrugas genitais e vários tipos de cânceres (colo de útero, vulva, pênis, entre outros).

O câncer de colo de útero é um dos cânceres com maiores possibilidades de prevenção. Mesmo assim, os dados preocupam: a doença atinge mais de 16 mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A campanha Janeiro Verde tem o objetivo de alertar sobre a doença.

A vacinação é oferecida de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e o indicado é apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS ou CPF. A Secretaria orienta aos Pais e responsáveis para que aproveitem o período de férias escolares para levá-los aos postos de saúde. A vacinação ocorre durante todo o ano.


  • Compartilhe: