MUNICÍPIOS

SÍTIO DO MATO: profissionais das escolas rurais participam do FormaCampo

Publicado em: 07/8/2022

A Secretaria Municipal de Educação de Sitio do Mato, promoveu nesta última quarta-feira(03), o encontro presencial da equipe do Programa FormaCampo para os profissionais das escolas da Zona Rural, diretores, coordenadores e professores, com o objetivo de alinhar o programa FORMACAMPO, ReELABORAR o PPP ( PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) e a Formação Continuada Territorial.

O Programa Formação de professores do Campo (Formacampo) tem como objetivo central realizar atividades de extensão, por meio da formação continuada dos profissionais que atuam na educação do campo, em escolas dos municípios dos territórios de identidade situados na área de abrangência da SEMEC em Sítio do Mato.

A equipe gestora da escola deve liderar a revisão do PP (com engajamento do Conselho Escolar, a depender das dinâmicas locais).
Porém, para gerar engajamento de toda a comunidade escolar na implementação dos novos currículos, o PP deve ser construído de maneira democrática e participativa. É importante que se dê voz a todos os atores: professores, demais funcionários da escola, alunos, famílias, grupos e representações de alunos, pais e professores e comunidade do entorno em geral.
“É uma honra poder deixar a nossa educação em mãos de pessoas comprometidas, nossas ações sempre serão participativas, é construída por nós, toda equipe da secretaria de educação empenhada, pelas pessoas que nos antecederam no sonho de alavancar a educação do nosso município”, destacou o Prefeito Cássio Cursino.

Liderada pela Secretária Niuza Teixeira, e coordenadores sitiomatenses, a SEMEC ( Secretaria Municipal de Educação e Cultura ) está democratizando o espaço de construção de políticas educacionais e valorizando a pluralidade étnica e cultural distribuída em todas as localidades do município. Assim, os encontros são partes de um processo coletivo de planejar estratégias para a elaboração de um projeto de educação que garanta a efetivação de valores e princípios da democracia participativa.

Sobre o Projeto Político Pedagógico
Ele norteia e traz um diagnóstico para os profissionais sobre a atual situação escolar, informações que fortalecem a identidade de cada instituição, relação dos indicadores como a matrícula, fluxo e proficiência. O projeto pedagógico é um documento que possibilita a autonomia de cada escola e, portanto, pode apresentar diferentes estruturas e elementos, considerando o currículo vigente.

Fonte: PMSM


  • Compartilhe: