DESTAQUES

COE terá nova cadela para detectar explosivos

Publicado em: 17/5/2021
A estagiária Alfa, que tem nove meses, já participa de algumas ações de detecção de explosivos.
Treinada pelo canil da Coordenação de Operações Especiais (COE) a cadela Cocker spaniel inglês, Alfa, está em fase de aprendizado para o trabalho de detecção de explosivos. Ela que só tem nove meses de nascimento, já identifica odores e apresenta a indicação do local dos materiais.
“Quando a filhote estiver semi-adulta, estará pronta para atuar. Por enquanto ela vai para as ações como estagiária”, contou o coordenador do Canil da Coe, investigador Luís Bastos.
Alfa ganhou esse nome por ser a primeira a nascer. “Ela vai atuar com o grupo anti-bombas, participar de varreduras em grandes eventos e visitas presidenciais. As principais características dela são de caça, uma cadela estável de comportamento e segura nos ambientes”, explicou
Ainda segundo Bastos, a sua estagiária Alfa tem um faro extremamente apurado. “Ela é precoce, para a pouca idade já tem uma maneira de farejar detalhista. Nesta sexta-feira (14), ela já iniciou no painel de odor, vistoria em veículos e salas fechadas, ela trabalha já com guia e solta”, relatou.
O Canil da Coe conta, atualmente, com 13 cães para detecção de drogas, explosivos e cães para localização de pessoas. Os treinamentos com os cães acontecem constantemente.
Fonte: Polícia Civil – BA

  • Compartilhe: