DESTAQUES

Conab inicia mapeamento da soja na Bahia

Publicado em: 12/2/2022

O objetivo é realizar o mapeamento da safra 2021/22,  identificando as lavouras

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) segue com os trabalhos de mapeamento de soja na região do Matopiba. Nesta semana, na segunda-feira (7), foi iniciada a primeira fase de verificação em campo no estado da Bahia. Os estados de Maranhão e Piauí tiveram, também nesta semana, a sua segunda fase de verificação em campo iniciada, trabalho que já foi concluído em Tocantins.

O objetivo das visitas é realizar o mapeamento da safra 2021/22 da oleaginosa, ao identificar as lavouras em espaço amostral definido por sorteio aleatório, seguido de metodologia específica. As principais informações colhidas são o registro e a localização geográfica dos cultivos de soja, a identificação das culturas e as fases do seu desenvolvimento. A atividade é realizada em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A operação de campo iniciada esta semana na Bahia integra um conjunto de quatro etapas do trabalho geral de mapeamento dos estados do Matopiba. As etapas incluem o trabalho em escritório com o sorteio de pontos de verificação (etapa concluída), a verificação em campo (que segue em andamento até março), o mapeamento do bloco (previsto para começar também em março) e a estimativa da área (previsão para maio).

Ao todo, são dez técnicos da Conab envolvidos nos trabalhos de campo para o mapeamento de soja no Matopiba e com constante intercâmbio de informações entre as equipes. Em 2021, o mesmo trabalho foi realizado pela Companhia para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia.

 

Fonte: Conab


  • Compartilhe: