Deputado Alex Santana busca apoio do Ministério da Agricultura para produtores de cacau

Publicado em: 22/10/2020

Deputado Alex Santana e ministra Tereza Cristina devem realizar juntos uma visita à região para anunciar medidas de incentivos aos pequenos produtores endividados

Uma audiência entre o deputado federal Alex Santana (PDT/BA) e ministra da Agricultura, Tereza Cristina, marcou a manhã desta quinta-feira (22) para tratar de um plano de recuperação dos produtores de cacau no extremo sul da Bahia. O setor vive há anos uma crise financeira, agravada também pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o parlamentar, é necessário que o Governo Federal desenvolva algum programa para incentivo do pequeno produtor que encontra-se endividado.

“Os efeitos da vassoura da bruxa, que chegou num momento em que os produtores já estavam descapitalizados pelos baixos preços recebidos pela arroba de amêndoas produzidas, ainda são sentidos mesmo após mais de 30 anos do início da praga, sendo agravada com a covid 19. Fiz o convite para ministra Tereza Cristina para realização de uma visita à região e ver de perto a situação desses pequenos agricultores. Por isso precisamos unir forças para dar suporte ao pequeno agricultor e recuperar a força da produção de cacau no nosso Estado, gerando ainda mais que emprego e renda”, destacou Alex Santana.

O deputado federal destacou ainda sobre a importância de frear o desmonte sofrido pela Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) ao decorrer dos últimos anos para evitar que os produtores de cacau deixem de ter o amparo técnico e tecnológico desenvolvido pelo órgão.

“É necessário que haja mais autonomia e condições de trabalho para a Ceplac seguir desenvolvendo todo o suporte técnico e tecnologia necessária para fomentar a produção de qualidade na Bahia e nos demais estados produtores. O cacau de qualidade pode vir a ser a redenção dessa lavoura, que já foi um dos grandes celeiros de arrecadação de impostos, principalmente no nosso estado”, frisou Santana.

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: