DESTAQUES

Deputado Márcio Marinho representa o Brasil em Seminário Internacional em Lisboa

Publicado em: 11/11/2021

Brasília (DF) – O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos/BA) integra a comitiva que representará o Brasil em missão oficial nos dias 11 e 12 de novembro no Seminário Internacional: 25 anos de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal.

Organizado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal e do Senado, o Seminário apresentará  um balanço dos 25 anos da existência da CPLP, promovendo amplo debate sobre a Língua Portuguesa no mundo. Além disso, será lançada a publicação da FUNAG (Fundação Alexandre de Gusmão) “Panorama da Contribuição do Brasil para a Difusão da Língua Portuguesa”.

Fundada em junho de 1996, em Lisboa, a CPLP objetiva o alinhamento político-diplomático nos projetos de promoção e difusão da Língua Portuguesa e a cooperação de outras diversas áreas, dentre elas: educação, saúde, segurança pública e cultura.

“Na qualidade de integrante da Comissão de Língua, Educação, Ciência e Cultura da CPLP, me sinto honrado em mais uma vez atuar como participante e discursista no evento. Precisamos valorizar a nossa língua e buscar meios de cooperação entre os oito países que utilizam o nosso idioma”, destaca.

Além das comemorações dos 25 anos da Comunidade, as delegações dos estados-membros discutirão temas importantes, como: Agronegócio Sustentável no Brasil, Comércio Exterior e Segurança Alimentar, Financiamento do Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa da Amazônia.

Também participarão do evento os republicanos deputados Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF) e Rosangela Gomes (Republicanos/RJ), além do corpo diplomático, institutos de pesquisas em língua portuguesa, universidades, acadêmicos e escritores.

 

 

Fonte: Ascom do deputado


  • Compartilhe: