DESTAQUES

Ações de segurança são intensificadas durante festas juninas

Publicado em: 24/6/2022

O movimento nas estradas estaduais deve crescer 55%

Para oferecer mais segurança e rapidez no atendimento à população baiana durante os festejos juninos, as forças de segurança intensificaram as iniciativas preventivas e ostensivas nas rodovias estaduais e nas principais cidades do interior onde espera-se um aumento no fluxo de pessoas.

O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) iniciou, nesta quarta-feira (22), as ações da ‘Operação São João’ período em que espera-se um aumento de até 55% no fluxo de veículos e pessoas, nas vias estaduais.

“Existe uma demanda reprimida pela ausência de eventos por conta da pandemia da Covid-19 e para atender a esse aumento estamos ampliando o efetivo e as ações preventivas e repressivas na estradas”, explicou o chefe da Coordenação de Planejamento Operacional da BPRv, major Fausto Matos.

Além das iniciativas para combate a crimes e apreensão de ilícitos (drogas e armas), a unidade vai fiscalizar veículos e orientar condutores sobre medidas que devem ser adotadas para prevenção de acidentes.

“Recomendamos aos condutores fazerem a revisão dos automóveis, principalmente observar os fluidos e condições dos pneus antes de pegarem a estrada. Importante também conferir se a documentação do veículo e do condutor estão em ordem”, orientou o oficial da PM.

O cuidado no trânsito foi outro fator importante apontado pelo policial para garantir um retorno tranquilo após as comemorações. ” Não consumam bebida alcoólica antes de dirigir e evitem realizar manobras arriscadas e proibidas”, alertou o oficial.

Combate a violência de gênero

Unidades da Operação Ronda Maria da Penha já iniciaram, em cidades do interior, a campanha ‘Não é Não também no São João’, que visa a orientar sobre o crime de importunação sexual.

As unidades estão distribuindo panfletos informativos e tirando dúvidas sobre a violência contra a mulher para evitar os delitos nos festejos.

Tecnologia a serviço dos forrozeiros

Os baianos que vão dançar forró no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, na Paralela, e nos municípios de Itaberaba, Porto Seguro, Serrinha, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Riachão do Jacuípe,  Candeias,  Dias D’ávila, Salinas das Margaridas, Irecê e Senhor do Bonfim contarão com o Sistema de Reconhecimento Facial como auxílio na segurança.

A tecnologia, que ajudou a tirar de circulação 262 foragidos da Justiça, foi testada em eventos pré-juninos, nas cidades de Itaberaba e Porto Seguro, e ajudou no alcance de cinco procurados.

Ampliação no efetivo

Vinte e oito mil profissionais da Secretaria da Segurança Pública (policiais militares, civis, técnicos e bombeiros militares) atuam de forma preventiva e repressiva, em diferentes regiões do estado, para garantir um São João de paz.

 

 

Fonte: SSP-BA


  • Compartilhe: