DESTAQUES

Atendimento à pessoa com deficiência será ampliado pelo Detran/BA

Publicado em: 06/9/2022

Até 300 pessoas podem ser atendidas mensalmente

Para promover agilidade nos serviços, segurança e conforto às pessoas com deficiência, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) ampliou o quantitativo e atualizou a equipe da junta médica do órgão. Desde agosto desse ano, são 12 profissionais em atuação – entre médicos e banca examinadora. No último final de semana, nos dias 03 e 04, os médicos da junta passaram por um curso de capacitação, realizado em parceria com a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).

Com a contratação dos novos profissionais, o Detran-BA cria condições de atender cerca de 300 pessoas/mês. A junta conta com seis equipes, entre profissionais médicos e auxiliares, o que coloca o órgão baiano como referência no país. “O Detran-BA está de parabéns pela iniciativa de aumentar os especialistas da junta médica e realizar essa qualificação. A avaliação médica da pessoa com mobilidade reduzida requer conhecimento técnico e prático de médicos do tráfego. A população contará com profissionais qualificados e preparados para atuar na inclusão social das pessoas com deficiência, possibilitando a habilitação com segurança desses condutores em veículos apropriados”, afirmou Antônio Meira, presidente da Abramet.

Capacitação sistêmica

Durante o treinamento, foram apresentadas metodologias e procedimentos regulamentados pela Abramet visando a atuação do médico de tráfego no processo de habilitação dos candidatos com deficiência física (mobilidade reduzida), em conformidade com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Além da parte teórica, também foram realizadas atividades práticas com veículos adaptados. A formação foi ministrada pelo professor Dirceu Diniz, reconhecido especialista em mobilidade motorizada das pessoas com deficiência.

 

 

 

Fonte: Detran-BA


  • Compartilhe: