DESTAQUES

Autoridades discutem futuro da democracia no Brasil

Publicado em: 26/11/2022

O ministro do STF, Luís Roberto Barroso participou do evento

O futuro da democracia no Brasil foi tema do I Fórum de Cidadania Política, realizado nesta sexta-feira (25/11), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, o evento foi conduzido pelo presidente do TRE-BA e diretor da EJE/BA, desembargador Roberto Maynard Frank, e teve como destaque a palestra magna proferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

Em pronunciamento de abertura, o presidente do TRE baiano, Roberto Frank, destacou o papel da educação cidadã para a democracia. O gestor defendeu que, além de ensinar a juventude sobre o processo democrático, é preciso incentivar a prática cotidiana. “Os jovens são representantes do futuro do estado e do país. Por isso, o engajamento das novas gerações é fundamental”, afirmou.

Em nome da Corte Eleitoral baiana, o desembargador homenageou o ministro Barroso, agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma. A honraria destaca a contribuição do magistrado para o engrandecimento da Justiça Eleitoral. A homenagem precedeu a palestra magna do vice-presidente do STF, com o tema “Pensando o futuro da democracia no Brasil”.

Durante a palestra, o ministro destacou o conhecimento, a integridade e o idealismo como “o segredo do sucesso” e a educação básica como área que deve ser priorizada.  Para um público que chamou de prováveis nativos digitais, Luís Roberto Barroso fez um breve histórico da democracia constitucional no país e lembrou como a internet democratizou o acesso à comunicação.

Em um diálogo direto com estudantes, o ministro Luís Roberto Barroso integrou a roda de conversa “Vamos falar de cidadania?”. No palco do auditório do TRE-BA, o vice-presidente do STF ouviu Sofia Victoria Almeida e Maria Rêgo, integrantes da ONG Educando, sobre temas como distância entre o jovem e a vida política; distância entre o povo e o Poder Judiciário, entre outros assuntos.

Após a conversa com as estudantes, o Fórum de Cidadania Política promoveu a premiação do projeto Guia da Cidadania, projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que incentiva o engajamento da juventude em ações cidadãs. O presidente do TRE-BA e o ministro Barroso concederam troféus para as escolas municipais Nossa Senhora da Paz, Nova Sussuarana, Manoel Henrique da Silva Barradas, para o Centro Educacional Crer & Ser e para o Sesi de Itapagipe.

 

 

Fonte: TRE-BA


  • Compartilhe: