DESTAQUES

Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprova criação do Dia da Eletromobilidade

Publicado em: 24/8/2023

Relator da proposta, deputado Cafu Barreto afirma que a data será um marco no Estado, que planeja se tornar polo de transportes elétricos com a chegada da montadora chinesa BYD

A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (22), o projeto de lei que institui o Dia da Eletromobilidade na Bahia, visando destacar o papel da utilização de meios de transporte híbridos e elétricos para a solução das dificuldades de mobilidade urbana e questões ambientais. A proposta teve como relator o deputado estadual Cafu Barreto (PSD), que defende a importância do tema num momento em que o desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos e trabalhados em todo o mundo.

A data, indicada pela autora do projeto, Fabíola Mansur (PSB), deve ser celebrada anualmente em 29 de maio, mas ainda precisa de aprovação em plenário da Alba. Cafu, que é membro titular da Comissão, destaca que a iniciativa é mais do que representativa, já que a Bahia deve se tornar um polo tecnológico de transportes elétricos, com a chegada da montadora chinesa BYD.

“Nosso Estado se tornará um centro industrial brasileiro de eletromobilidade, e a instituição desta data especial é mais um ato para nos concretizarmos como referência em sustentabilidade. A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e irá investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, devendo gerar mais de 5 mil empregos na produção de caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, dentre outros produtos. Os híbridos, por exemplo, emitem menos CO2 e outros gases causadores do efeito estufa na comparação com veículos com motor a combustão. Então, isso significa que vamos gerar desenvolvimento verde e social, atrair investimentos, garantir emprego e renda para baianos e baianas”, destacou Cafu.

Reforma Tributária

O deputado aproveitou o tema em discussão na Alba para destacar a Reforma Tributária, discutida no Senado Federal e que poderá resultar em benefícios fiscais à BYD para sua instalação e comercialização na Bahia. Cafu defendeu a atuação de Otto Alencar, presidente estadual do PSD e líder do partido no Senado. “O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com multiplicidade de impostos, contribuições e taxas, aliada à alta carga tributária; um desafio para empresas e cidadãos. A reforma tributária surge como uma solução para esses problemas e os nossos senadores baianos Otto Alencar e Ângelo Coronel, grandes lideranças políticas representativas do nosso povo, têm atuado firmemente na simplificação da tributação brasileira, para modernizar o sistema, impulsionar a economia e promover competitividade empresarial, consequentemente, traduzindo-se também em inúmeros benefícios para nosso Estado”, finalizou.

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: