DESTAQUES

Desenvolvido por Jurailton Santos, programa “J-PRO” incentiva participação da juventude baiana

Publicado em: 05/4/2022

Com o objetivo de estimular a consciência política dos jovens e motivá-los a participarem do processo democrático, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), e também secretário dos Jovens Republicanos Bahia, desenvolveu a primeira edição do programa “J – PRO – O Protagonismo da Juventude Republicana”, que visa envolver a juventude na construção de novas ideias, para que assim façam parte de uma sociedade na qual os jovens tenham vez e voz, em todo e qualquer cenário.

Em celebração a “Semana da Juventude”, de 28 a 31 de março, cerca de 40 jovens entre 15 e 28 anos de idade, vivenciaram o dia a dia na Assembleia Legislativa da Bahia, por meio de um “roteiro guiado”. O plenário Orlando Spínola, as salas das Comissões, a TV institucional, a biblioteca e a Escola do Legislativo foram alguns dos setores visitados pelos jovens, como forma de facilitar a compreensão sobre o funcionamento da Casa, possibilitando cada um a obter visão ampla sobre a política e a construção de Projetos.

Jovens protagonistas

Em seu encerramento, na segunda-feira (04), o “J-PRO” apresentou o quadro “Participa Jovem”, uma dinâmica realizada com grupos, onde juntos formaram uma espécie de partido, cujo presidente esteve à frente para coordenar e auxiliar os demais membros na elaboração de um Projeto de Lei, Indicação ou Resolução.

Além da presença da juventude, o evento também teve a participação de uma banca avaliadora composta por representantes jurídico e juvenil, pela secretária executiva do Jovens Republicanos Bahia e por um membro do Conselho Tutelar do município de Salvador, que analisaram as propostas apresentadas pelas equipes.

A jovem Katharine Giovanna, presidente do fictício “Partido Jovens Transformadores” relatou a sua experiência. “A juventude é o futuro da sociedade. Hoje, temos os nossos parlamentares, mas amanhã, é essa mesma juventude que assumirá as cadeiras. Então, para estarmos preparados para que no futuro possamos assumir e melhorar o nosso país, temos que a partir de hoje, aprender e entender que fazemos parte de tudo isso”, disse.

Jurailton Santos avalia que o programa “J – PRO” conseguiu cumprir o objetivo de formar uma juventude consciente, que fará a diferença na sociedade. “Formamos jovens interessados por política, que irão cobrar, opinar, criticar e participar ativamente de tudo o que for relevante para a juventude. Quero parabenizá-los pela dedicação, pois todos são vencedores. Tenho certeza que em suas escolas, em seus bairros e em suas cidades, eles serão os protagonistas”, concluiu parlamentar.


  • Compartilhe: