DESTAQUES

EDUCAÇÃO: Observatório da Vida Estudantil apresenta o livro “Compreensões e trilhas teórico-metodológicas” no 46º Festival da EDUFBA

Publicado em: 01/9/2023

O lançamento contará com a presença de Gina Gonçalves – Reitora da UFRB e professora permanente do PPGEISU-IHAC/UFBA

Na celebração aos 30 anos da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), o Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE), lança o seu 7º livro “Compreensões e trilhas teórico-metodológicas”, nesta terça-feira (05), a partir das 17hs, no Salão Nobre da Escola de Belas Artes, no Canela.  O lançamento acontece durante o 46º Festival de Livros e Autores da UFBA, e contará com a presença de Gina Gonçalves – Reitora da UFRB e docente do PPGEISU-IHAC/UFBA, e Maria Eunice Borja, bolsista PNPD- CAPES e uma das organizadoras da obra.

“Desta vez escolhemos a via teórica, trazendo de forma mais evidente a teoria e os métodos que adotamos. Nele participam antigos colaboradores e novos pesquisadores que iniciam sua caminhada acadêmica. O livro reúne 31 autores, entre pesquisadores e docentes universitários, estudantes de pós-graduação e de graduação, bolsistas de pós-doutorado e iniciação científica da UFBA e de mais 12 instituições públicas de ensino nacionais e estrangeiras. Organizado no difícil período da vida brasileira, entre 2021 e 2022, exigiu de todos (as) muito esforço e concentração para chegarmos ao final e termos um novo resultado para apresentar aos que elegem a vida de estudantes universitários como foco de estudo e pesquisa”, destacam as autoras.

A organização do livro contou, ainda, com a participação de Sônia Sampaio, professora titular da UFBA, docente permanente do PPGEISU e coordenadora do OVE. “O  OVE é um grupo de pesquisa interinstitucional onde participam professores e estudantes de duas universidades baianas: a UFBA e a UFRB. Nele, investigamos a diversidade de trajetórias juvenis e estudantis presentes no contexto destas universidades, analisando as possibilidades que se abrem aos jovens a partir de seu ingresso na vida universitária, os desafios que encontram para sua permanência e conclusão de seus estudos com sucesso. Interessa-se igualmente em estabelecer e reforçar laços entre a educação superior e a educação básica contribuindo para que estudantes concluintes do ensino médio deem prosseguimento aos seus estudos em universidades públicas, para tanto, contamos com o apoio e parceria incondicional da EDUFBA, de modo que fazer parte dessa comemoração é motivo de grande alegria todo o OVE”, reforça Sampaio.

EDUFBA – A EDUFBA completa três décadas em setembro deste ano. Para comemorar essa data especial, promove a Exposição 30 anos Edufba, de 4 a 20 de setembro, das 9h às 17h, na Galeria Cañizares – Escola de Belas Artes da UFBA (campus Canela, Salvador/BA). Além das instalações sobre a história da EDUFBA, o evento conta com roda de conversa sobre o mercado editorial, exibição de curta-metragem e conversa com a direção da editora, bate-papo com profissionais do livro, performance e uma feira de livros, arte e design. A comemoração também contará com o 46º Festival de Livros e Autores da UFBA, com participação das(os) autoras(es) e organizadoras(es). Os 12 livros a serem lançados estarão com 30% de desconto para compras feitas presencialmente no evento ou no WhatsApp (71) 99732-6726, e-mail coedufba@ufba.br e Amazon. Haverá sessão de autógrafos com os(as) autores(as) e organizadores(as) das obras.

por Golden Assessoria

  • Compartilhe: