DESTAQUES

Em encontro com chefe do gabinete de Jerônimo, Cafu Barreto solicita compra de veículo especial para transporte de carnes na região de Irecê

Publicado em: 26/8/2023

Demanda faz parte de projeto de incentivo e empenho para estimular o crescimento desse setor de produção; além disso, o deputado trouxe outras solicitações locais que devem ser apreciadas e solucionadas em breve.

 

A atuação do deputado estadual Cafu Barreto (PSD) em prol da cadeia produtiva de carne na região de Irecê prossegue em seu mandato. Na manhã desta quinta-feira (24), o parlamentar se reuniu com o chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola, para discutir sobre a compra de um caminhão refrigerado para uso dos açougues.

A proposta visa incentivar o ramo, que é um dos maiores no centro-norte baiano, e readequá-los de acordo com as normas de vigilância sanitária. Com um veículo do tipo isotérmico propiciará aos comerciantes o transporte eficiente e seguro das carnes que são vendidas. A iniciativa é somente uma etapa do projeto traçado pelo deputado, junto com representantes do setor.

“Em nossa região temos diversos açougues, que vendem carnes de primeira qualidade, sendo referência na comercialização desses produtos na Bahia. Por isso, a gente precisa investir, trazer aporte, ajudar nesse desenvolvimento de forma condizente com as regras da vigilância sanitária. Estamos conduzindo esse plano, com o apoio da classe”, explica Cafu Barreto.

Ainda no encontro com Loyola, o parlamentar ainda aproveitou para trazer outras demandas locais, como a ampliação do aeroporto e a instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiros em Irecê. Além disso, foi cobrado a celeridade das obras de pavimentação das vias que ligam as cidades de Ibititá/Uibaí, e Ibititá/Barro Alto.

“Foi uma conversa bastante proveitosa, onde o chefe do gabinete do governo nos ouviu atentamente, analisou cada uma das solicitações e se comprometeu a buscar resolvê-las, repassando para cada órgão estadual que lhe compete fazer. Todos esses pedidos beneficiarão diversos setores econômicos do Estado, além de favorecer a população local, com mais mobilidade e segurança”, complementou.

Força-tarefa em prol dos açougues

O projeto de incentivo ao setor está sendo elaborado de forma conjunta e participativa, contando com a opinião de figuras técnicas, como o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Luiz, que se reuniu com Cafu Barreto na última quarta (23), em seu gabinete. A ideia é montar uma frente que, unida à gestão estadual e senadores baianos, consiga propor um conjunto de projetos viáveis para pequenos, médios e grandes empresários do ramo.

O compromisso principal do deputado é criar uma força-tarefa em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), visando ampliar o acesso às informações e fornecer apoio. Um dos focos é encontrar soluções para a regularização desse tipo de estabelecimento que, por causa da distância para as grandes cidades, muitos comerciantes ainda registram dificuldades para obtê-la.

“Esses profissionais querem trabalhar na legalidade, mas não encontram meios para oficializar o empreendimento, porque na região não há nenhuma repartição responsável por isso. O que proponho é que estes órgãos possam fazer uma ação itinerante, enviando equipes para essas localidades, orientando e cadastrando. Sei que teremos um alto índice de participação e todos saem ganhando”, ressalta Cafu Barreto.

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: