DESTAQUES

Ex-secretário municipal da Saúde, Leo Prates divulga carta aberta para justificar candidatura à deputado federal

Publicado em: 16/8/2022

Na Carta, Prates revela que a decisão de se candidatar a deputado federal não foi fácil e narra em detalhes a trajetória política que o levou ao reconhecimento nacional durante a pandemia da covid-19

O deputado estadual e candidato ao Congresso nas eleições de outubro, Leo Prates (PDT) aproveitou a inauguração do seu Comitê de Campanha, para divulgar, na manhã desta terça-feira (16), uma carta aberta para a sociedade baiana, por meio da qual justifica a sua candidatura ao Congresso nas eleições de outubro deste ano, detalhando a trajetória política que o levou ao reconhecimento nacional quando esteve à frente da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, sendo um dos poucos gestores da saúde a atravessar toda à pandemia no cargo.

“Além do político e ex-secretário de saúde, sou filho, irmão, pai, marido e acima de tudo, um homem que carrega o sonho de tornar melhor, a vida do seu povo”, com essas palavras, Prates se apresenta ao povo baiano.  Ele tem 44 anos, é filho de Ivonei e Alfredo, irmão de Vanessa e Priscila, pai de Leozinho e Julinha, e marido de Ana Paula Pitanga.

O parlamentar diz ter seguindo os passos do seu pai, ao concluir a graduação engenharia elétrica, na Universidade Federal da Bahia, entretanto nunca chegou a exercer a profissão, já que desde cedo enveredou pela política, ingressando nos grêmios estudantis do Maristas, onde conheceu seu grande amigo e aliado – ACM Neto, atuando como seu assessor, e iniciando sua trajetória política.

Trajetória

Leo Prates foi eleito o vereador mais produtivo da Câmara Municipal de Salvador, liderando a bancada de situação, presidindo importantes grupos, a exemplo da Comissão Especial em Defesa da Pessoa com Deficiência e a Comissão de Constituição e Justiça; foi relator de importantes matérias como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, além de ter aprovados relevantes projetos de lei, como a prioridade da pessoa com deficiência em programas de incentivo e a lei de municipal de tombamento.

“Toda a minha transpiração e diligência foram reconhecidas na minha segunda eleição, em 2016, quando dobrei a votação e em seguida fui eleito com 40 votos, presidente da Câmara de Vereadores. Um dos mais jovens da história. A minha gestão ficou marcada pela transparência, responsabilidade fiscal e aproximação entre a casa legislativa de Salvador e o seu povo”, assinala.
Em 2018, Prates conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sendo eleito com mais de 55 mil votos. Em um só dia protocolou 61 proposições legislativas.

Posteriormente, sendo convocado por ACM Neto, ele assumiu a secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, onde liderou diversas ações em prol da população em situação de risco e vulnerabilidade social do município. “A luta pela dignidade e acesso aos serviços por este público, me fez trabalhar duro para garantir o cumprimento das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ”, salienta Prates.

Após gerir com destaque a pasta social, Leo encarou o que considera o maior desafio da sua carreira política: administrar a Secretaria Municipal de Saúde, posto que o tornou amplamente reconhecido. “Seja na ampliação recorde da cobertura de atenção primária, a redução histórica do índice de infestação por mosquito da dengue, a ampliação dos cuidados dos animais ou o combate à pandemia, não faltou transpiração, e hoje tenho o orgulho de ser reconhecido pelo trabalho intenso que junto à uma grande equipe de profissionais qualificados e vocacionados a cuidar de quem mais precisa, que permitiu tantos avanços na saúde de Salvador”, destaca, deixando claro que a Saúde é uma das suas principais bandeiras.

Na carta, Leo Prates revela, ainda, que a decisão de se candidatar a deputado federal não foi fácil, “mas o sentimento de responsabilidade com a confiança que me foi concedida pelos baianos ao longo da minha trajetória me move a batalhar cada vez mais por uma Bahia mais justa e melhor para todos que aqui vivem”, finaliza.

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: