DESTAQUES

Independência da Bahia: Debate sobre a importância das mulheres no 2 de Julho ocorre neste sábado; inscrições estão abertas

Publicado em: 30/6/2023

O evento gratuito acontece no Studio Negra Jhô, no Pelourinho, e terá a ilustre cabeleireira como participante da discussão.

Em meio às celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, vai ser realizado na manhã deste sábado (1), no Studio Negra Jhô, no Centro Histórico de Salvador, o debate que trará como tema a importância e poder das mulheres no 2 de Julho.

O projeto de ‘Mentoring Day’ é idealizado por Tainara Ferreira, consultora e especialista em relações étnicos-raciais, e contará ainda com a participação da cabeleireira proprietária do espaço, conhecida popularmente como “Rainha do Pelô”. O evento é gratuito e acontece pela primeira vez de forma presencial na capital baiana. Para participar, basta se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoryR-Sw861UHueWtRcmou15dgvGYSL7YGUY8-h71XFsKJJw/viewform.

De acordo com Tainara, o evento irá ressaltar a atuação do povo feminino e, em grande maioria, negro e africano, em meio à guerra contra os portugueses que aqui dominavam. “Sob a perspectiva do letramento racial e do mulherismo africano reforçaremos o protagonismo dessas guerreiras que escreveram à várias mãos a vitória que significou a consolidação da independência do Brasil em solo baiano”, reforça.

Negra Jhô diz que está feliz por ter o seu estúdio de beleza como espaço para essa discussão e reforça que a sua participação é para evidenciar o histórico de lutas que as mulheres baianas travam desde então. “Juntas, iremos esclarecer e discutir a importância de Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica que entraram para a história e são símbolo de resistência no 2 de julho.” comenta.

O espaço onde ocorrerá o Mentoring Day fica localizado na Rua das Laranjeiras, 10, Pelourinho, e vai acontecer entre às 9h e 11h da manhã.

 

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: