DESTAQUES

Jornalista Victor Pinto recebe o título de cidadão soteropolitano na Câmara

Publicado em: 08/8/2023

O jornalista, político e advogado, Victor Pinto foi homenageado nesta segunda-feira (7) com o título de cidadão soteropolitano. O reconhecimento, concedido pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), teve a iniciativa da vereadora Roberta Caires (PP).

A honraria é dada para pessoas que não tenham nascido na capital baiana e se destacaram de alguma forma na prestação de serviços relevantes para o município.

A sessão solene de concessão do título realizada no Plenário Cosme de Farias reuniu familiares, colegas da vida profissional e autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes; a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos; o secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão; a secretária de comunicação de Salvador, Renata Vidal; o diretor da Band Bahia, Augusto Correia Lima; o diretor da rádio Excelsior e padre, Danilo Pinto; o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes; além de deputados e vereadores.

Roberta justificou a homenagem como uma forma de retribuir toda a contribuição social que cerca o trabalho do jornalista no município e no estado da Bahia. “O currículo desse jovem é de fazer invejar qualquer cidade do país e é uma honra tê-lo conosco em Salvador. Se dedicou desde o início da vida profissional a falar da nossa vida pública e política, muitas vezes nos representou em outras cidades brasileiras e na capital do nosso país. Com muito carinho, com muito respeito à você, à sua história, podemos dizer que Salvador é melhor por ter você como ‘filho’”.

O presidente da CMS, Carlos Muniz (PSDB) destacou que a trajetória do jornalista é digna de aplausos e reconhecimento. “Hoje, não só honramos a pessoa Victor Pinto, celebramos também os valores e virtudes que ele personifica. Desde jovem demonstrou essa paixão ardente pela comunicação com uma vocação rara e preciosa. A nossa cidade teve a sorte de ver nascer em seus domínios um comunicador nato”.

Pinto atribuiu o reconhecimento da Câmara ao fato de trazer o assunto ‘política’ com leveza e credibilidade para todos os públicos. “Mandatos passam e a instituição do jornalismo permanece. É com essa premissa que guio a minha rotina de apuração e divulgação de tudo que escrevo, com a responsabilidade no impacto da informação. Eu lembro a primeira vez que pisei aqui nesse plenário e quem entrevistei, foi só o início da trajetória que me trouxe até este momento. Sou muito grato por todos os lugares que passei, foram verdadeiros ‘lares’ para que eu tivesse força de seguir em frente no meu propósito”.

Nascido em Conceição do Coité, na região nordeste da Bahia, Victor Pinto chegou na capital baiana com 17 anos para estudar jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao longo da trajetória profissional acumula passagem pelo site Política Livre; assessoria de comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb); produção da Record Bahia; apresentação e produção nas rádios Itapoan e Piatã FM, além do site BNews, onde foi coordenador e editor de política, inclusive, com atuação focada na apuração legislativa da CMS.

Atualmente é apresentador da Band Bahia e da Band News FM; colunista da Tribuna da Bahia e rádio Câmara e também apresentador da rádio Excelsior, emissora que já foi coordenador da programação.

Fez parte da equipe jornalística que instalou e inaugurou a Rádio Câmara Salvador, na gestão do então presidente Léo Prates na CMS.
Além da atuação jornalística, Victor Pinto é advogado formado pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e especialista em gestão de empresas de radiodifusão.

 

por Golden Assessoria

FOTOS: Divulgação: Adriel Francisco


  • Compartilhe: