DESTAQUES

Jurailton Santos celebra o “Dia Estadual da Marisqueira”, com o 1° Concurso de Culinária Regional no Baiacu, em Vera Cruz

Publicado em: 23/12/2022

Reconhecimento carregado de alegria e simplicidade, foi o que aconteceu nesta quinta-feira (22), no distrito de Baiacu, em Vera Cruz/ BA, em celebração ao “Dia Estadual da Marisqueira” (Lei 14.193/2020), em vigor no nosso Estado, de iniciativa do deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos).

Atuante e defensor da pesca artesanal, Jurailton é nativo de Vera Cruz, filho de pescador e neto de marisqueira, e vivenciou de perto o trabalho desenvolvido por essas muheres, que sob sol ou chuva, percorrem distâncias nos litorais da Bahia, com o objetivo de buscar a subsistência da família.

“Quando apresentei o projeto na Casa Legislativa, e que hoje já consta no calendário oficial baiano, pude expressar meu sentimento a essas guerreiras, que exemplificam a força da mulher marisqueira, pois é uma profissão admirável e que aprendi ainda criança. O dia celebra o reconhecimento ao trabalho dessas pessoas de fibra, que exercem essa atividade centenária”, reforça o parlamentar.

1° Concurso de Culinária Regional

E para comemorar essa data, aconteceu a primeira edição do “Concurso de Culinária Regional” com marisqueiras da comunidade, que apresentaram alguns pratos típicos da região, a exemplo das apetitosas moquecas. Para isso, foi formada uma banca examinadora com a finalidade de avaliar a melhor receita.

De acordo com o ex- prefeito de Vera Cruz, Dr. Nicandro Macedo, que foi um dos convidados do concurso, a ação de valorização só reforça a importância dessa classe para o nosso Estado. “Fico feliz em saber que hoje existe um dia para enaltecer a força dessas mulheres, e mais feliz ainda por receber o convite para participar desse evento que valoriza também a culinária regional. Parabenizo o amigo e deputado Jurailton pela iniciativa, as marisqueiras presentes e a todos que estiveram neste evento”, enfatiza Nicandro.

Também participaram da comemoração, o presidente do Partido Republicanos no município, Antônio Pinho, conhecido como “Toinho”; Emanuel Moreira, professor de gastronomia pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); Nego Barriga, presidente da APMAB (Associação de Pescadores e Marisqueiras de Baiacu), bem como lideranças da região.

 

 

Fonte: Assessoria Parlamentar


  • Compartilhe: