DESTAQUES

Jurailton Santos sugere projeto para punir atos racistas nos estádios e arenas esportivas da Bahia

Publicado em: 12/6/2023

Combater o racismo nas arenas esportivas e estádios baianos tem sido o objetivo do Projeto de Lei n° 24.940/2023, apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, pelo deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos). A proposta busca transformar esses locais em espaços acolhedores, conscientizando e promovendo mais segurança para a comunidade esportiva.

O PL institui a “Política Estadual de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas”, e sugere que campanhas educativas sejam divulgadas antes dos jogos e durante os intervalos. Havendo condutas racistas, as partidas devem ser interrompidas, e em caso de reincidência, os jogos serão encerrados.

De acordo com o autor do projeto, combater o racismo é um importante papel das autoridades esportivas, dos clubes de futebol e das organizações que gerem os estádios, bem como do próprio Estado. “É necessária a mobilização de todos para erradicar o preconceito. Precisamos criar campanhas de conscientização, impor sanções disciplinares mais rigorosas para garantir que nossos estádios sejam seguros e acolhedores para todos”, defendeu Jurailton.

O parlamentar ainda relembra os casos de racismo ocorridos nos estádios de todo o Brasil, principalmente o baiano, como a injúria racial vivenciada por Kayky, jogador do Bahia, e por Rodolfo, goleiro do Doce Mel (time de Jequié), além do caso internacional de racismo enfrentado pelo brasileiro Vinícius Júnior, um dos jogadores de futebol mais conhecidos do mundo por atuar pela Seleção Brasileira e pelo Real Madrid (Espanha).

Além das medidas obrigatórias, o projeto também sugere a criação do “Protocolo de Combate ao Racismo”, que visa a possibilidade das autoridades esportivas de eventos realizados no Estado da Bahia, seguirem de forma obrigatória um rito que propiciará a não aprovação do poder público com práticas racistas. Por fim, o projeto de igual temática também tramita em Assembleias Legislativas de outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro.

 

por Assessoria Parlamentar


  • Compartilhe: