DESTAQUES

Marcelle Moraes representa Salvador em Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano na Alemanha

Publicado em: 14/9/2022

Titular da Secis vai trocar experiências sobre os projetos exitosos e os desafios da sustentabilidade no ambiente urbano da capital baiana

A secretária municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes representa Salvador no 15º Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano, em Berlim, na Alemanha, que acontece entre esta terça (13) até o domingo (17). A titular da pasta vai trocar experiências sobre projetos exitosos de sustentabilidade na capital baiana e os desafios da sustentabilidade no ambiente urbano.

Neste ano, o Congresso intitula-se “Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana” e tem como objetivo o estreitamento de relações entre os agentes públicos nacionais e subnacionais dos países envolvidos para debates sobre o aprimoramento de suas políticas para o desenvolvimento urbano resiliente, integrado e focado no cidadão.

Além dos debates e palestras, nesta terça e sábado, a equipe da Secis realiza visitas técnicas em conjuntos habitacionais e órgãos governamentais de Berlim para entender as medidas adotadas pelo governo local, como os programas sociais, para otimizar a capacidade de resiliência urbana. Amanhã (14), a titular da pasta, Marcelle vai apresentar no Congresso, o projeto de agroecologia urbana implantado em Salvador, que chama a atenção por promover coesão social.

Marcelle destaca que a ocasião tem sido fundamental para estreitar laços com GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional e com o governo do país europeu para futuros financiamentos em projetos de Soluções baseadas na Natureza (Sbn). “Já temos projetos em comum com a GIZ, à exemplo do bairro Novo – Vila Mar e a com essa visita vamos prospectar novos investimentos para ações futuras na capital. A gestão municipal sempre busca, não só implantar ações para melhorar as localidades e qualidade de vida daquelas pessoas, mas também, se empenha em articular atividades educativas para formar cidadãos responsáveis com o que temos mais de precioso que é o meio ambiente. Estar aqui confirma que o município está sendo visto como exemplo para agregar a outras cidades do mundo”.

A capital baiana, atualmente, conta com, pelo menos, 13 programas que atuam em diversos segmentos para engajar os soteropolitanos em hábitos e ações sustentáveis. Dentre eles, estão, IPTU Verde e Amarelo, Bandeira azul, Salvador Solar, Praia Massa é Praia e Limpa, entre outros. Todas as estratégias estão disponíveis no site sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/programas/.

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: