Detran agiliza serviços online para quitação de dívidas

Publicado em: 20/3/2019

Se você conseguiu driblar a crise econômica, quer zerar dívidas do carro ou da moto e ganhar tempo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) oferece as condições. No portal de serviços do órgão- www.detran.ba.gov.br- e no aplicativo para celular Detran.BA Mobile, o cidadão pode consultar a situação financeira junto à autarquia, informando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou do chassi. Na tela, aparecerão os dados do proprietário e débitos referentes ao licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e multas, se houver.

Em seguida, o interessado deve se dirigir ao Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoop, para fazer o pagamento dos valores pendentes, mediante a apresentação do número do Renavam. A situação do veículo estará regularizada quando houver a baixa da quitação na rede bancária e a consequente atualização no sistema do Detran, o que acontece em, no máximo, 10 horas, por causa do processamento do IPVA, que é feito pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

O proprietário tem a opção de fazer o pagamento com cartão de crédito, em até 12 parcelas, assumindo encargos financeiros. Em Salvador, ele deve ir às unidades do Detran nos SACs, aos pátios credenciados, na Avenida Barros Reis e Mussurunga, e posto avançado do órgão em Paripe. Em municípios do interior, o serviço é oferecido nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). A simulação da operação está disponível em totens eletrônicos, com orientação personalizada. Após a confirmação, a quitação é feita no próprio local. Dívidas acumuladas impedem a renovação do licenciamento, transferência, mudança de categoria e liberação do veículo removido em blitz.

 

 Fonte: Ascom Detran BA

  • Compartilhe: