ECONOMIA

Bahia é o terceiro estado do país em produção mineral

Publicado em: 14/8/2022

O aumento na produção foi o maior dos últimos 20 anos

A Bahia se mantém como o terceiro mais importante estado produtor mineral do país em volume de faturamento, com uma produção comercializada de R$ 9,6 milhões. É o que aponta o Informativo Desempenho Mineral (IDM) de 2021, produzido anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado, e divulgado nesta sexta-feira (12). Em relação ao ano interior, o crescimento foi de 65%, e o aumento na produção comercializada foi o maior em 20 anos. O setor mineral baiano encerrou o ano com 13.781 empregos, com saldo positivo de 1.564 postos de trabalho, o maior registrado nos últimos cinco anos.

O IDM analisa os principais indicadores do setor e os impactos da conjuntura nacional e internacional sobre o setor mineral da Bahia. A mineração baiana registrou a participação de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, a maior já registrada pelo setor. Esse resultado foi decorrente da maior comercialização de bens minerais, dos investimentos privados, da geração de empregos, da Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) e da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

“A mineração é muito importante para o estado. Tem atraído um volume crescente de investimentos, que se espalham por vários municípios do interior, a maioria dos quais na região do semiárido. Esse movimento diversifica a economia de municípios pobres e cria novas oportunidades de emprego com salários que, em geral, superam a média das remunerações no conjunto da economia baiana”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes.

 

 

Fonte: SDE


  • Compartilhe: