ESPECIAL

Elásticos usados nas máscaras descartáveis contra Covid-19 colocam em perigo os animais

Publicado em: 24/8/2021

Vereadora Marcelle Moraes orienta descarte dos materiais em locais destinados à reciclagem de resíduos

Além dos impactos sanitários, econômicos e na saúde mental das pessoas, a pandemia do novo coronavírus também tem trazido prejuízos ambientais em todo o planeta. Isso porque os elásticos das máscaras cirúrgicas utilizadas para evitar a disseminação da Covid-19, se tornaram um perigo mortal para os animais, que podem ficar presos ou asfixiados nos materiais após serem descartados no lixo.

A organização inglesa de proteção de pássaros RSPCA resgatou uma gaivota que estava com as patas presas numa máscara há mais de uma semana. Já na Malásia, um macaco foi flagrado mastigando o elástico do material de proteção individual, correndo o risco de ser sufocado.

No Brasil, a vereadora e protetora de animais, Marcelle Moraes (DEM), orienta que as pessoas cortem o elástico das máscaras antes de descartar o material no lixo. Marcelle recomenda ainda que o material seja descartado, preferencialmente, em locais de coleta seletiva, para que o insumo seja destinado para a reciclagem.

“Estamos nos deparando com cenas em todo o mundo de animais que estão sendo mutilados e mortos por conta do elástico utilizado nas máscaras cirúrgicas. Uma medida simples de cortar o elástico antes de descartar o material já reduz significativamente os riscos para os animais. No entanto, a melhor forma é destinar esses insumos para reciclagem, já que os materiais que eles são produzidos pode demorar décadas para se decompor na natureza”, explicou Marcelle.

 

 

Fonte: Golden Assessoria


  • Compartilhe: