POLÍTICA

Eleições 2022: Joceval Rodrigues segue em tratativas com diretório nacional do Cidadania para definição sobre federação partidária

Publicado em: 16/2/2022

O presidente estadual do Cidadania da Bahia e vereador de Salvador, Joceval Rodrigues, segue em reunião com o diretório nacional do partido para definir o rumo em relação à federação partidária. As tratativas com o colegiado iniciaram nesta terça-feira (15).

De acordo com Joceval Rodrigues, algumas siglas estariam interessadas em compor a federação, como PSDB, PDT e Podemos, fato que demonstra a relevância do Cidadania na atual conjuntura política do país. O parlamentar afirma ainda que, caso seja confirmada a união com outras agremiações, a decisão levará em conta principalmente aspectos éticos e ideológicos comuns para o desenvolvimento do país e estados.

“Nosso pensamento é criar uma união federativa leve, decente e de “ficha limpa”. São princípios que não abriremos mão para caminharmos juntos na construção dessa mobilização de transformações de vidas no nosso país”, afirmou.

As federações são uma nova forma de aliança entre siglas, instituída pela reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. Como a lei sobre essas alianças é nova, as eleições deste ano serão as primeiras em que o novo formato de acordo entre partidos será possível.

*Como funciona a aliança partidária?*
Dois ou mais partidos políticos poderão se unir em uma federação, que atuará como se fosse uma única sigla por no mínimo quatro anos. Ao se unirem, as siglas somarão o desempenho de todos os candidatos.

Nas federações, os partidos mantêm seus registros no Tribunal Superior Eleitoral e sua autonomia. Além disso, continuam com seus nomes, siglas e números próprios.

As federações deverão ser aprovadas pela maioria absoluta das direções de cada um dos partidos. Ao solicitar o registro no TSE, eles precisarão ter um programa comum. Durante a legislatura na Câmara e no Senado, as federações funcionarão como um partido, o que será levado em conta, por exemplo, na distribuição de vagas das comissões. As federações podem fazer coligações em eleições majoritárias, mas não as legendas que a integram de forma isolada.

 

por Golden Assessoria


  • Compartilhe: