Interior

FORMOSA: município receberá UTI móvel do Ministério da Saúde

Publicado em: 14/8/2020

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, receberá uma Unidade de Suporte Avançado – USA do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou seja, uma UTI Móvel do Ministério da Saúde (MS). O termo de doação foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (12/08) e a previsão é que o veículo chegue ao município até o final do mês. Será um importante reforço no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município.

O prefeito Dr. Termosires Neto reforçou o pleito pessoalmente, em visita ao Ministério da Saúde no mês de maio, onde protocolou requerimento. Mas o trabalho da gestão em prol dessa conquista iniciou-se desde 2017. Formosa havia sido contemplada com a UTI Móvel do Samu anteriormente, mas gestões anteriores devolveram o veículo para o MS.

“Mais do que nunca é indispensável ter uma USA no município. Não há condições técnicas, de logística ou quadro profissional especializado para implantar e manter leitos de UTI em municípios pequenos, por isso, a unidade móvel possibilita a transferência de pacientes graves com segurança e todos os cuidados adequados até a referência de covid-19 da região Oeste da Bahia que é o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras”, explica Dr. Termosires.

O município realizou adequações na base do Samu, ampliando a cobertura da garagem, para receber a nova ambulância, a qual é equipada com (01) Aspirador de secreção Portátil Evolution 1500 – Frasco 1,5L, Bivolt; (01) Oxímetro de pulso MD300M; (01) Bomba de Infusão; (01) Ventilador Artificial eletrônico de Transporte pediátrico/adulto. O veículo é um furgão da marca Iveco, no valor de R$ 236.213 mil.

A administração municipal também está comprando um respirador portátil para equipar uma ambulância adquirida com recursos próprios do município, no final do ano passado.

Fonte: PMFRP


  • Compartilhe: