DESTAQUES

Governo busca apoio da Sudene para desenvolvimento regional na Bahia

Publicado em: 08/6/2021

O apoio às iniciativas que visam o desenvolvimento de novos polos econômicos no estado da Bahia permanece ocupando lugar de destaque na agenda do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. Após encontrar-se nas últimas semanas com representantes de diversos ministérios em Brasília, Leão se reuniu na tarde desta segunda-feira (07) com o superintendente de Desenvolvimento do Nordeste, Evaldo Cruz, na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife-PE, a fim de fortalecer a rede apoio a estes projetos.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem atuado na prospecção e atração de inúmeros investimentos para o interior do Estado no âmbito da Agência de Desenvolvimento Territorial da Bahia (AG-TER), criada em 2016 com o objetivo de promover o desenvolvimento dos 27 Territórios de Identidade.

 Segundo o vice-governador a implantação destes Projetos será determinante para o desenvolvimento dessas regiões, com geração de mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, crescimento do IDH e estímulo da atividade econômica com potencial de transformar a realidade econômica e social. “Acreditamos que a parceria entre os Governos Federal, Estadual e a iniciativa privada, que é o que estamos aqui propondo, trará um grande avanço para o desenvolvimento regional”, afirma.

Como parte deste esforço, surgiram projetos que atualmente encontram-se em fase de implantação, a exemplo do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, da Fazenda Escola Modelo nas instalações do Centro Estadual de Educação Profissional Águas (CEEP Águas) do município de Barra e do projeto de fruticultura que prevê a implantação de unidades de produção e processamento de frutas, cuja primeira unidade está sendo implementado também no município de Barra.

Acompanharam o vice-governador no encontro os empresários Pedro Leite, da Usina São Francisco, a ser implantada em Barra, e Guilherme Colaço Filho, diretor Financeiro da Agrovale.

 

Fonte: Seplan-BA


  • Compartilhe: