DESTAQUES

Governo vai lançar guia de comercialização da agricultura familiar

Publicado em: 06/4/2021
Será lançado, nesta quinta-feira (08/4), o Guia Prático para Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar: Lições aprendidas no período de pandemia e novas perspectivas. O evento será transmitido a partir das 15h, pelo canal no Youtube @SDRBahia da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e abordará em sua programação o processo de produção da publicação, desafios e aprendizados, bem como contará com um painel com experiências exitosas de comercialização durante a pandemia.
O Guia foi desenvolvido pela Central de Comercialização de Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga – CECAAT), com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e contém as lições aprendidas no período da pandemia, as novas perspectivas e muitas dicas sobre quintais produtivos, animais de pequeno porte, produtos processados e artesanato, que irão ajudar os agricultores familiares a venderem mais.
“O objetivo é contribuir com os produtores/as, empreendimentos e grupos da base para colaborar na lógica da produção, como na comercialização. O guia tem como foco intensificar o processo de comercialização junto aos produtores, cooperativas e grupos informais, e como estratégia, orientar com informações sobre legislação, tributação por produto, estratégias e base legal da comercialização. Contribuir com a comercialização dos empreendimentos da agricultura familiar”, ratifica o presidente da Central da Caatinga, Adilson Rodrigues.
A publicação é baseada em exemplos práticos da Central da Caatinga e dos projetos Fida no Brasil, como o Pró-Semiárido, na Bahia, Paulo Freire, no Ceará, Procase, na Paraíba, Viva o Semiárido, no Piauí, Dom Távora, em Sergipe e o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). Para o oficial de programas Fida no Brasil, Hardi Vieira, esta publicação congrega experiências que certamente renderão bons aprendizados para quem tiver acesso.
“O Guia se tornou um grande instrumento de gestão do conhecimento, de trocas de experiências havendo vários casos e exemplos de êxito de comercialização durante a pandemia da Covid. Então, o Fida está muito satisfeito com este primeiro passo de colaboração direta com a Central e, sem dúvida, todos os méritos são para a equipe da Central, que conseguiu produzir um Guia de excelente qualidade, num curto espaço de tempo”, afirma Hardi.
O evento virtual é uma realização da Central de Comercialização de Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga – CECAAT), Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular do FIDA – América Latina e Caribe e Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinaciamento do Fida. Terá a participação de representantes de diversas entidades de Governos, nacional e internacional, a exemplo de membros do Fida, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), SDR/CAR e Central da Caatinga.
A publicação está disponível no link: http://centraldacaatinga.com.br/Guia-de%20comercializacao/, para quem se interessar em consultá-lo, baixando a edição completa ou ter acesso ao áudio, disponível na íntegra nesse mesmo endereço, em formato de podcast.
Pró-Semiárido e Central da Caatinga
A Central da Caatinga tem recebido apoio do Pró-Semiárido para fortalecimento das suas ações. Um bom exemplo é o Armazém da Agricultura Familiar que está sendo construído no município de Juazeiro, Território de identidade Sertão do São Francisco, que será gerido pela Central, e contará com um espaço amplo, moderno e bem localizado para a comercialização de produtos in natura, beneficiados e processados.
“Vale destacar que o Fida já tem uma forte colaboração com a Central da Caatinga, por meio do projeto Pró-Semiárido, desenvolvido pelo Fida em parceria com a SDR/CAR do estado da Bahia. A Central tem um papel muito importante no projeto em termos de comercialização, mas também por meio das cooperativas ligadas à Central como a Copopercuc, que o Fida vem apoiando há muitos anos, e agora se expandindo para apoiar o projeto em termos de assistência técnica. Isso é um passo importante, onde o Fida, de forma direta, fez este acordo com a Central da Caatinga e vai dar uma grande visibilidade à Central”, acrescenta Hardi Vieira.
Fonte: SDR/CAR

  • Compartilhe: