MUNICÍPIOS

IBOTIRAMA: ações do Novembro Azul foram efetivas, avalia prefeito Laércio Santana

Publicado em: 02/12/2021

Novembro chegou ao fim, mas o trabalho realizado pelas equipes de saúde da prefeitura de Ibotirama foi intenso.

As ações do ‘Novembro Azul’ contemplaram usuários das unidades de saúde da sede e da zona rural.

A iniciativa da prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a atenção à saúde do homem, intensificando o atendimento e sensibilizando o público sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata.

As equipes se mobilizaram e a oferta de alguns serviços específicos foi ampliada. Dessa forma, a população contou com: consultas médicas, ultrassonografia de próstata, atendimento de enfermagem, testes de glicemia, aferição de pressão, eletrocardiograma, mutirão de coletas para exames de PSA, sala de espera, consulta com urologista, auriculoterapia, ressonância, tomografia, Sábado Azul do Pedal, Dia D do “Novembro Azul” (ação itinerante).

“esse cuidado, que leva em conta as particularidades, é uma marca da qual não abrimos mão…

“Foi, sem dúvidas, uma grande mobilização das equipes, como têm sido todas as ações de promoção à saúde em nossa gestão; dessa vez, voltada à saúde dos homens, fortalecendo o trabalho de rotina realizado nas nossas unidades de saúde. Buscamos contemplar, efetivamente, todos os públicos e direcionamos os atendimentos de forma específica, de acordo com a necessidade de cada cidadão. E esse cuidado, que leva em conta as particularidades, é uma marca da qual não abrimos mão e que faz toda a diferença na qualidade de vida e no bem-estar da comunidade”, enfatizou o prefeito Laércio Santana.

Os cuidados e o suporte ao público masculino seguem ao longo do ano, conforme rotina de atendimentos.

O exame de PSA, uma das principais solicitações feitas por médicos urologistas e profissionais de saúde, é utilizado para a detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna. É importante ressaltar que este exame não substitui o procedimento de toque retal, e sim, o complementa.

Com informações da PMI


  • Compartilhe: