ECONOMIA

IBOTIRAMA: com ampliação de mercado, vendas de mel crescem 40%

Publicado em: 30/6/2021

Faturamento da Coopamesf,  cooperativa da agricultura familiar, cresceu 40% no primeiro semestre de 2021

A expectativa é que, este ano, o faturamento da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), com sede no município de Ibotirama,  aumente em até 40%.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR/CAR, esse crescimento se deve ao apoio do Governo do Estado e à abertura de novos mercados, através do projeto Bahia Produtiva. Na primeira metade deste ano, a parceria já rendeu 79 novos contratos comerciais à cooperativa, somente em Salvador.

Segundo a Coopamesf, a venda fracionada do Mel Velho Chico (bisnagas de 250g, 500g e 1Kg), que foi de 18,5 toneladas no ano passado, deve crescer 40% e ultrapassar as 27 toneladas, em 2021. O mel comercializado possui o Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar – SIPAF.

“…na prática, representa um aumento na renda de várias famílias em Ibotirama

O prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, comentou os avanços do setor: “Temos muito orgulho de ter a COOPAMESF como parceira da prefeitura e esperamos que nos próximos meses os resultados positivos possam ser ainda maiores, posto que na prática, representa um aumento na renda de várias famílias em Ibotirama e na nossa região. Parabenizamos a cooperativa, pelo excelente trabalho e agradecemos ao Governo do Estado, por todo o incentivo que vem sendo dado à nossa cidade, não só através do Bahia Produtiva, mas em todas as frentes”, frisou.

Cerca de 700 apicultores da região serão beneficiados com a construção de um novo entreposto de mel da Coopamesf, no município de Ibotirama, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR. A obra, que tem cofinanciamento do Banco Mundial, custará R$ 1,7 milhão e deve ser concluída até o final do ano.

 

Fonte: SDR/CAR

Colaborou: Cecomm


  • Compartilhe: