SAÚDE

IBOTIRAMA: depois de 15 dias sem mortes por Covid, município registra 52º óbito

Publicado em: 04/8/2021

Cerca de 300 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose

Depois de 15 dias sem mortes por Covid-19, o município voltou a registrar mais um óbito nesta terça-feira (03), chegando a 52 vidas interrompidas pela doença. Os dados são do Boletim Oficial da prefeitura.

A vacinação
O município se aproxima das 18 mil doses de vacina aplicadas, sendo: mais de 12 mil (1ª dose), mais de 5,5 mil (2ª dose) e mais de 300 imunizantes em dose única.

Com a vacinação avançando significativamente e alcançando cada vez mais faixas etárias, o número de casos ativos caiu de 35 para 23, em apenas uma semana, período em que não foram registrados novos casos em análise. O número de monitorados também teve uma queda de 32% e passou de 90 para 62 pessoas. Nesta terça-feira, Ibotirama atingiu a marca de 1.767 curados da Covid-19.

“a população precisa ter consciência de que o vírus continua sendo perigoso…”

“Graças a Deus, o número de casos vem diminuindo. Contudo, a população precisa ter consciência de que o vírus continua sendo perigoso: infelizmente, perdemos mais uma vida. Além disso, havendo vacina, é importante que todos tomem. Vacinação é pacto coletivo e o ciclo de imunização só se completa com a segunda dose. Meus sentimentos a todos que perderam familiares e amigos para essa doença. Peço a Deus que proteja e conscientize cada vez mais o nosso povo, para que em breve possamos estar livres deste vírus”, enfatizou o prefeito, Laércio Santana.

Abandono da 2ª dose
Mesmo tendo vacinas suficientes, disponíveis para as faixas etárias convocadas, a Secretaria de Saúde se depara com um problema alarmante: em Ibotirama, mais de 300 pessoas não retornaram aos pontos de vacinação para tomar a segunda dose.

A situação preocupa e as equipes de imunização – que têm realizado um trabalho exaustivo – temem que o não comparecimento para aplicação da segunda dose possa causar um impacto negativo e reverter o cenário favorável que vem se desenhando nos últimos dias.

Estratégias
Além das constantes etapas de vacinação, a prefeitura está realizando novas chamadas (repescagem) para pessoas com doses em atraso, busca ativa, com auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde, além de vacinadores percorrendo as comunidades rurais e ribeirinhas.


  • Compartilhe: