MUNICÍPIOS

IBOTIRAMA: prefeito lidera força-tarefa de combate a incêndio

Publicado em: 24/7/2021

O incêndio que teve início na última terça-feira (20), atingindo comunidades rurais de Ibotirama, no Oeste do estado, ainda apresenta focos, mas segue monitorado pelas equipes, segundo informações da prefeitura.

Logo que tomou conhecimento das proporções do incêndio, o prefeito Laércio Santana deixou a agenda de compromissos na capital e retornou ao município, para coordenar de perto, as ações da grande força-tarefa, composta por servidores da prefeitura, Defesa Civil, Bombeiros Militares e Civis, PM, GCM e diversos voluntários de Ibotirama e cidades vizinhas, que se aliaram para combater as chamas.

O prefeito, que atuou ativamente na megaoperação, falou sobre o trabalho das equipes: “[…] seguimos trabalhando junto aos Bombeiros Civis, militares, Defesa Civil e voluntários que se juntaram à nossa causa […] os focos que estavam controlados voltaram a aumentar. Solicitamos apoio aéreo, que em breve somará forças aos heróis que estão em campo. Com fé em Deus, logo teremos superado essa dificuldade”, ressaltou o prefeito, destacando o apoio do Governo do Estado e de prefeitos das cidades vizinhas.

A prefeitura também solicitou o reforço dos Bombeiros Militares de Vitória da Conquista, aeronaves específicas para esse tipo de trabalho e utiliza drones para auxiliar na orientação das equipes em campo.

Além dos danos ambientais à fauna e flora, alguns produtores tiveram perda total de pastagens e demais cultivos, o que deve prejudicar a alimentação dos rebanhos e, consequentemente, impactar a renda das famílias e a economia do município, de forma geral.

Devido aos fortes ventos e à baixa umidade, o fogo pode voltar a ganhar força; por isso, a prefeitura mantém servidores no local, se revezando em regime de plantão, para combater possíveis focos de incêndio e orientar as famílias que residem nos povoados.

Equipes da prefeitura estão percorrendo as comunidades, para dimensionar os impactos e traçar estratégias de auxílio.

Assistência aos moradores
Inicialmente, a Secretaria Municipal de Educação preparou as escolas para abrigar as famílias que pudessem ser afetadas.

A Saúde também emitiu um alerta com orientações e preparou a estrutura para acolher pessoas com queimaduras ou problemas respiratórios, agravados pela inalação da fumaça.

Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, compostas por psicólogas e assistentes sociais, além do secretário, estiveram visitando as famílias residentes nas localidades atingidas pelo incêndio, prestando solidariedade, acolhimento e fazendo o diagnóstico da real situação, para os devidos encaminhamentos e procedimentos assistenciais.

 

 

Com informações do Cecomm


  • Compartilhe: