ESPECIAL

IBOTIRAMA: prefeito repudia aglomerações e alerta para o aumento dos casos de Covid-19 na região

Publicado em: 25/5/2021

“Se a gente não diminuir as taxas de contágio na nossa cidade, várias pessoas vão morrer; a verdade é essa”

<<Clique e veja o vídeo

O prefeito de Ibotirama, Dr. Laércio Santana, tem utilizado as redes sociais para manifestar sua preocupação com o crescente número de casos de Covid-19 no município, a letalidade do vírus e o perigo da disseminação de novas cepas.

Com frequência, o gestor que também é médico, tem mostrado as ações de enfrentamento desenvolvidas pela prefeitura e tenta conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença e a falta de leitos de UTI, que apontam para um possível colapso no sistema de saúde da região, seguindo uma tendência nacional. É importante ressaltar que Ibotirama sedia o Hospital Regional Velho Chico, gerido pela prefeitura, que polariza o atendimento a pacientes de nove municípios da sua área de cobertura.

Festas clandestinas
Uma das principais preocupações do prefeito, e das equipes que estão em campo, são as festas clandestinas e aglomerações com consumo de bebida alcoólica, que ocorrem constantemente, apesar das proibições. De acordo com a prefeitura, o número de denúncias, desse tipo de evento, dobrou no último final de semana. As equipes de Vigilância da prefeitura, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar estão atuando efetivamente na fiscalização e combate, inclusive na zona rural.

“Esqueçam politicagem; nós estamos falando de vidas”

“Não é momento para aglomerações, ou para politicagem. Estamos falando do bem maior que todos nós temos: nossas vidas. Temos trabalhado dia e noite para conter a pandemia. Enviei para a Câmara o projeto do auxílio para os donos de bares, que entendo são os mais prejudicados, e a nossa assistência social está disponível para ajudar a todo aquele que estiver em situação de vulnerabilidade social. Além disso, temos investido 40% a mais em saúde, aumentamos em 100% a reserva de oxigênio, ao tempo em que buscamos a execução do projeto necessário para instalar as UTIs. No entanto, preciso que vocês se lembrem que UTI não funciona sem cada profissional que trabalha ali dentro e que esses profissionais estão exaustos, porque há mais de um ano travam uma grande batalha contra o vírus. UTI não é garantia de sobrevivência. O melhor a fazer é evitar a contaminação: use máscara, evite aglomerações. Se cuide, por você e pelos outros!”, destacou o prefeito.

“Evitem aglomerações; não é momento pra bebedeira!”

“[…] tenho falado constantemente com vocês e mais uma vez peço a compreensão de todos: não é momento de aglomeração, de festa. No fim de semana, a VISA atendeu a pelo menos 15 chamados, junto com a Polícia Militar e a GCM, referentes à existência de aglomerações e festas em nosso município. Esse comportamento é inadmissível em um momento crítico de pandemia, como o que atravessamos. Peço a colaboração de todos para que possamos retomar às nossas vidas normais o quanto antes: para isso, evitem aglomerações e usem máscaras!”, acrescentou.

Os estabelecimentos comerciais, não essenciais permanecem fechados, conforme determinações do Decreto Estadual . A Secretaria Municipal de Saúde segue vacinando o público prioritário e Ibotirama está entre os municípios da Bahia com as melhores taxas de imunização contra a Covid-19.


  • Compartilhe: