ESPECIAL

IBOTIRAMA: projeto da prefeitura estimula a literatura local

Publicado em: 27/11/2021

O prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, anunciou mais uma importante iniciativa para os apreciadores da literatura local

Um dos destaques da IV Conferência Municipal de Educação, realizada em Ibotirama, no dia 25 de novembro, foi o lançamento do projeto “BIBLIOTECA DE AUTORES – lendo escritores ibotiramenses”, articulado pela Secretaria Municipal de Cultura, que valoriza as produções literárias e escritores do município.

“ação que muito nos orgulha […] além de valorizar e potencializar a literatura e os escritores locais

O anúncio foi feito pelo prefeito, durante o evento: “ação que muito nos orgulha e que vai aumentar o acervo bibliográfico, contribuir para formação da criança leitora, além de valorizar e potencializar a literatura e os escritores locais”, disse entusiasmado. “O trabalho por aqui segue firme. Sempre em busca de oferecer o melhor para nossa gente”.

As obras selecionadas pelo projeto revelam promissores talentos e apresentam escritores locais já consagrados, como: Cléber Eduão, Crisna Imhof, Alane Brito, Carlos Barbosa Josemário Fernandes, Elta Mineiro, Cassiane Cruz, Ananias Serranegra e Ilka Carvalho.

“Tenho hoje a felicidade de ter em minhas mãos a minha primeira obra, o que era um e-book se transformou em um livro físico…”

“Ibotirama tem a sorte de ao longo de sua trajetória ter tido gestores que entendem e são sensíveis a arte e a cultura. E essa gestão, a qual Dr. Laércio conduz, não é diferente. Ele como demandas do setor, organizou as ideias, seguiu as diretrizes que norteiam as políticas públicas da cultura local e transformou tudo em concreto, ação que impactou diretamente toda uma cadeia produtiva da literatura de nossa cidade. O efeito disso tudo é gigantesco e reverbera de forma única em cada um de nós que estivemos contemplados para participar desse projeto. Tenho hoje a felicidade de ter em minhas mãos a minha primeira obra, o que era um e-book se transformou em um livro físico que vai estar em todas as bibliotecas escolares do município, sendo lida e estudada por alunos e professores. Não há alegria maior!”, salientou o escritor Ananias Serranegra.

Mais de trezentos exemplares, que poderão ser utilizados como livros paradidáticos, serão enviados às bibliotecas da rede municipal. A proposta prevê ainda, rodas de conversa, quando autores e estudantes estarão dialogando, nas escolas. As ações buscam incentivar a leitura de obras locais, incrementar o acervo das bibliotecas escolares e fomentar o surgimento de novos autores.

 

 

Com informações da PMI


  • Compartilhe: