MUNICÍPIOS

IBOTIRAMA: projeto de desenvolvimento do município recebe elogios do Governo do Estado

Publicado em: 01/6/2021

“Aqueles municípios que trabalham de forma organizada a agricultura familiar, terão sucesso…”

As propostas bem fundamentadas, do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Ibotirama, foram dignas do reconhecimento, pelas autoridades presentes na reunião, quando o prefeito Laércio Santana apresentou o Plano, em Salvador. As políticas de desenvolvimento foram bastante elogiadas, principalmente pela organização e efetividade das ideias que, segundo avaliação do Governo, apontam para um resultado bem-sucedido.

O assunto também foi destaque na página institucional da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. Leia a matéria:

Representantes de Ibotirama, um dos municípios do Território de Identidade Velho Chico, apresentaram, nesta quarta-feira (26), o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável a dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A reunião aconteceu na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que a Prefeitura de Ibotirama apresentou no plano municipal, um projeto sustentável para agricultura familiar: “Considero que foi um avanço o que foi concebido para ser desenvolvido no município, ao longo desses quatro anos. Eles têm a base de produção toda mapeada, com informações sobre as organizações do município, e onde estão localizadas, o que dará condições para desenvolver esse plano. Aqueles municípios que trabalham de forma organizada a agricultura familiar, terão sucesso e atenderão à expectativa da agricultura familiar que é a de poder participar de forma organizada da economia local”.

O prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, comemorou o apoio que vem recebendo do Governo do Estado, por meio da SDR, e ressaltou que o objetivo da proposta é ajudar a agricultura familiar do município a se desenvolver: “A gente sabe da importância que tem a agricultura familiar no desenvolvimento rural e no desenvolvimento urbano da nossa região, por isso, o compromisso que tenho é desenvolver o rural e o urbano, trazendo propostas e ideias, buscando informações e discutindo estratégias para fortalecer o homem do campo e, assim, conseguir gerar emprego e renda para que as famílias tenham um índice de desenvolvimento sustentável ainda melhor na nossa região”.

Jonas Paulo, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia (Codes), que acompanhou a reunião, ressaltou que um dos pontos importantes de discussão foi a escolha da apicultura e bovinocultura de leite como sistemas produtivos prioritários no território: “Conseguimos trabalhar e avançar no sentido da conformação do arranjo produtivo da região, seja a partir do laticínio que está sendo estruturado em Paratinga, seja também com a consolidação da cadeia produtiva do mel, a partir de um grande entreposto que está sendo construído em Ibotirama, ambos com investimento do projeto Bahia Produtiva”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural de Ibotirama, Alexandro de Souza Teixeira, explicou que o plano urbano e o rural para os próximos quatro anos de gestão foi elaborado em parceria com as organizações que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS): “Nós priorizamos cadeias produtivas como a ovinocaprinocultura, bovinocultura, piscicultura, avicultura, horticultura e apicultura, no sentido de potencializar todos os recursos que temos no município, para fazer o planejamento e promover o desenvolvimento”.

 

Fonte: SDR-BA


  • Compartilhe: