OESTE

IBOTIRAMA: sistema de reconhecimento facial reforçará segurança pública

Publicado em: 28/7/2021

A tecnologia pode identificar criminosos procurados, crianças perdidas e pessoas desaparecidas

O reconhecimento facial, que já funciona na capital, auxilia na prevenção de crimes, no socorro a pessoas, e ajudou a realizar a prisão de mais de 200 suspeitos.

Agora o governo vai ampliar o serviço, levando a tecnologia para mais 77 municípios baianos,  em duas etapas. 39  cidades devem operacionalizar o sistema ainda em 2021. O governador Rui Costa autorizou, nesta terça-feira (27), o investimento que gira em torno de R$ 665 milhões.

“Temos buscado de diversas formas melhorar a vida do nosso povo. E um dos aspectos primordiais é a segurança pública. Por isso, prontamente pleiteamos melhorias junto ao Governo do Estado e, graças a Deus, mais uma vez fomos atendidos. Em breve receberemos esse reforço, que com certeza contribuirá para tornar Ibotirama um lugar mais seguro para todos”, ponderou o prefeito Laércio Santana.

De acordo com o governo, o sistema de inteligência artificial oferece suporte para integrar imagens de estabelecimentos comerciais e agências bancárias, além de conectar todos os centros de comunicação. “Antes, a identificação era feita pelo policial, visualmente. Agora, o próprio sistema identifica criminosos, suspeitos, armas e placas de veículos”, destacou o governador.

Mais de 3.900 terminais de comunicação serão implantados em viaturas da PM, na capital e região metropolitana, permitindo que os agentes nas ruas tenham acesso aos alertas de voz, vídeo e dados, emitidos pelos sistemas de reconhecimento facial e de placas. Além das câmeras em postes, nas viaturas e na mão dos policiais, que poderão fazer o reconhecimento facial em tempo real, o sistema emprega uma faixa exclusiva para a transmissão de dados e imagens, que não utiliza a telefonia comum.

Municípios que vão contar com a tecnologia em 2021
Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias D´Ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, São Francisco do Conde, Pojuca, Itaparica, Madre de Deus, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Brumado, Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Senhor do Bonfim, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Valença, Itamaraju, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Ibotirama e Seabra.

Previsão para 2022: Serrinha, Cruz das Almas, Santo Amaro, Euclides da Cunha, Catu, Santo Estevão, Maragogipe, Entre Rios, Amargosa, Esplanada, Cachoeira, Olindina, Ubaíra, Saubara, São Miguel das Matas, Nova Fátima, Caetité, Rio de Contas, Itiruçú, Érico Cardoso, Jussiape, Casa Nova, Capim Grosso, Pindobaçu, Novo Triunfo, Ponto Novo, Prado, Itacaré, Ubatã, Alcobaça, Cairu, Santana, Serra Dourada, Taboca do Brejo Velho, Lapão, Andaraí, Lençóis, Mucugê, Vale do Capão (Caetê-Açu/Palmeiras).

 

Com informações de: GovBA


  • Compartilhe: