Interior

IBOTIRAMA: unidades de saúde passam a ter prontuário eletrônico

Publicado em: 25/8/2020

Além do histórico médico dos usuários, o sistema permitirá a verificação da disponibilidade de medicamentos e como estão sendo investidos os recursos do SUS

Para garantir mais agilidade nos atendimentos nas unidades de saúde, a prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), conforme recomendação do Ministério da Saúde.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital, que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

O sistema permitirá também a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes do Alto do Cruzeiro, Polo/Ilhas e Centro já receberam o treinamento e possuem o sistema, que está sendo instalado, gradativamente, em todas as unidades básicas de saúde do Município, seguindo um cronograma de ativação.

“Será um grande avanço no monitoramento dos indicadores, coletas de dados, registro e arquivo de informações de saúde dos nossos usuários, permitindo que as equipes realizem a gestão do cuidado de forma integrada, uma vez que o PEC permite a visualização do fluxo do paciente pelos profissionais, de acordo com o perfil de cada um, da recepção à finalização da consulta ou procedimento”, salientou Dr. Ademilton Mendonça Secretário de Saúde.

Com informações da Assimp


  • Compartilhe: