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Importância econômica do Porto Sul e Ferrovia Oeste Leste é debatida

Publicado em: 19/5/2021

A Implantação do Porto Sul e a Construção da Ferrovia de integração Oeste-Leste (Fiol) foram debatidas nesta terça-feira (18) em mais uma edição do projeto Vamos Debater? promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). O evento, que teve transmissão ao vivo através do canal do Crea-BA no YouTube, contou com a participação do vice-governador e secretário Estadual do Planejamento, João Leão e do vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronômia, João Carlos Pimenta, além de representantes da  Agência Nacional de Mineração – Bahia (ANM-Ba), da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

O vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, falou sobre a importância da obra, inspirada no projeto do Engenheiro Vasco Neto, para o Brasil e em especial para a Bahia e municípios onde a ferrovia irá passar e destacou o trabalho de prospecção mineral realizado pela CBPM. “Nós pegamos a linha da Fiol numa parceria com a CBPM e estamos fazendo uma varredura e descobrindo todos os minerais de Ilhéus até Barreiras”, destaca.

Leão defendeu ainda a continuidade do projeto da Ferrovia Oeste leste como prevê originalmente o projeto do Engenheiro Vasco Neto. “Nós precisamos realmente fazer um projeto essencial, o projeto inicial, que era a ligação do Atlântico com o Pacífico. Esta é a meta da Fiol”.

A Chefe da Divisão de Fiscalização do Aproveitamento Mineral na Gerência Regional da Agência Nacional de Mineração (ANM – Bahia), Carla Vieira, tratou sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento de projetos de mineração na Bahia. “Recursos como minério de ferro se tornam economicamente mais viáveis com a disponibilidade da malha ferroviária, o que estimulará a implantação de novos empreendimentos minerários, gerando mais desenvolvimento econômico e social para o Estado da Bahia”, explica.

A Ferrovia de Integração Oeste-leste, que contará com aproximadamente 1527 km de extensão estabelecendo a ligação entre o Porto Sul em Ilhéus (BA) e o município de Figueirópolis (TO), será um importante corredor logístico para a mineração e o agronegócio. O empreendimento está dividido em três trechos: o primeiro deles, entre Ilhéus (BA) e Caetité (BA), conta com cerca de 73% de execução física da obra; o segundo trecho, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com 485 km, tem 36% das obras executadas e o terceiro trecho, entre Barreiras (BA) e Figueirópolis (TO), com 505 km, encontra-se em fase de estudos e projetos.

O Porto Sul é um investimento realizado pelo Governo do Estado e pela Bahia Mineração (Bamin), com recursos de R$ 2,5 bilhões.As obras iniciais, que representam o sistema viário interno com ligação a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), devem ser concluídas em abril de 2022. Nesta etapa da obra serão construídas vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de redes elétrica e de água, entre outras ações. Concluída essa fase, será iniciada a construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento.

O empreendimento, que já possui todas as licenças ambientais necessárias para a evolução da obra, será fundamental para o escoamento da produção de minérios e de grãos, criando um sistema intermodal que incluirá um Polo de Logística.

 

Fonte: Seplan-BA


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