DESTAQUES

Inaugurado o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor do TRE-BA

Publicado em: 10/8/2021

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) inaugurou, nesta segunda-feira (9/8), o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE). O novo serviço será oferecido por meio da internet e pretende minimizar a necessidade  do comparecimento dos eleitores ao cartório. A medida considera ainda a pandemia da Covid-19.

A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo presidente do Regional baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, que, na ocasião, ratificou a adoção do emprego da tecnologia como foco, em especial no primeiro grau de jurisdição, em sua gestão. “Nesta oportunidade apresento-lhes a estrutura do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave) à disposição dos clientes do TRE-BA. Vale destacar que esse projeto é fruto de muito estudo, promovido por diversos setores do órgão,  e de dedicação profunda de muitos servidores”.

Criado para prestar suporte às zonas eleitorais no atendimento ao eleitorado baiano, advogados, jurisdicionados e prestadores de serviço do órgão, o NAVE oferecerá os seguintes serviços para eleitores de Salvador e da Região Metropolitana: emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral, auxílio no preenchimento do Título Net e demais sistemas e formulários encontrados no site do TRE-BA, consulta processual, fornecimento de dados cadastrais ao próprio eleitor e orientação sobre a utilização do aplicativo do e-Título.

O atendimento aos advogados, jurisdicionados e prestadores de serviço também poderá ser realizado pelo NAVE. Nesse caso, a ferramenta atuará por meio do Balcão Virtual, onde será possível tirar dúvidas sobre o andamento de processos, despachar com magistrados, ou mesmo encaminhar demandas administrativas aos diversos setores do Regional.

INOVAÇÕES

O Núcleo conta com ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo TRE baiano, como o Chatbot – chamado Maia – que por meio de aplicativo de mensagens, vai tirar dúvidas do eleitor, gerar guias de recolhimento de multa, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, dentre outros serviços, tudo de forma automática.

Acesse o atendimento virtual 

Outra novidade é o uso de ferramentas de acessibilidade. Eleitores com deficiência auditiva contarão com atendimento especializado, realizado por atendentes com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de videoconferência.

Funcionamento

O NAVE funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A equipe será formada por 20 atendentes, distribuídos em dois turnos.

 

 

Fonte: TRE-BA


  • Compartilhe: