INSATISFAÇÃO DA BASE PODE IMPEDIR GOVERNO DE APROVAR PROJETOS NA AL-BA

Publicado em: 16/4/2019

por Lucas Arraz

Insatisfação da base pode impedir governo de aprovar projetos na AL-BA

Rosemberg falava para pares de projeto da Embasa | Foto: Bahia Notícias

Minutos após a sessão cair por falta de quórum nas comissões, o deputado estadual Jânio Natal (Pode) adentrou sorrindo o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Me chamaram?”, falava o deputado.  

 

A ausência de Natal foi decisiva para que o governo não conseguisse aprovar, nesta segunda-feira (15), o projeto do Executivo que permite a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) contrair um empréstimo de € 60 milhões (Euros) com o banco alemão KFW Entwicklungsbank. Um pedido de verificação dos presentes no âmbito das comissões derrubou a sessão devido a ausência de alguns governistas no plenário. 

 

Com aprovação esperada pelo governador Rui Costa (PT) para esta tarde (veja aqui), a queda de quórum foi tratada por deputados governistas que não são do partido do petista como um recado ao Palácio de Ondina. 

 

Insatisfeitos (saiba mais aqui) , deputados de partidos como Podemos, PP, PR e PSD se queixam que Rui atrasa emendas impositivas e não distribui cargos. Após a queda da sessão, um grupo de aliados do governador se reuniu e até comemorou a derrota. “Ele não me recebe, não vou marcar presença também”, disparou um deputado de situação em referência a Rui. 

 

Apesar de bastante tímida, a ausência definitiva de Jânio Natal foi tratada pela base do governador como um recado, nesta segunda. “Está todo mundo insatisfeito e é provável que esse projeto da Embasa não seja aprovado nesta semana”, disse um progressista ao Bahia Notícias. Os deputados devem emendar viagens a Brasília e o feriado de Semana Santa para empurrarem a aprovação do projeto de empréstimo. 

 

Nesta terça-feira (16), o governo tentará novamente pautar o texto no plenário. Contando as favas, entretanto, o líder de Rui na Casa, Rosemberg Pinto (PT), declarou que a proximidade com o feriado pode fazer de uma nova tentativa, uma falha para o governo de Rui no Legislativo estadual.


  • Compartilhe: