IBOTIRAMA

Instalação de eliminadores de ar, na rede de água, é aprovada na Câmara

Publicado em: 20/3/2021

O projeto é de autoria do vereador André Gessé

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ibotirama , realizada nesta sexta-feira, 19 de março, foi votado e aprovado por unanimidade com assinatura de todos os vereadores presentes o Projeto de Lei de autoria do vereador André Gessé Morais (PSB), que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água no município de Ibotirama.

De acordo com a propositura, fica a empresa concessionária do serviço público de abastecimento de água (Embasa) autorizada a instalar, mediante solicitação do consumidor, equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede o hidrômetro de seu imóvel, sendo que as despesas decorrentes da aquisição e da instalação do equipamento sendo solicitante dividido em até 12 vezes. Os custos da instalação do aparelho ficarão sob a responsabilidade da empresa concessionária fornecedora dos serviços de água, sem nenhuma despesa para o proprietário do imóvel.

O objetivo é tornar o pagamento de consumo de água justo, levando em conta o acréscimo de cerca de 30% nas contas por conta dos bolsões de ar formados nas tubulações. “Os bolsões de ar que se formam nas tubulações hidráulicas das unidades são tão grandes e potentes que aceleram visivelmente os ponteiros dos hidrômetros e o intuito é acabar com isso”, acrescentando que os hidrômetros não possuem tecnologia suficiente para separar a água do ar e registra, portanto, a pressão como consumo realizado. O consumidor, seja pessoa física, jurídica, comercial ou industrial, que decidir adquirir e instalar o equipamento deverá encaminhar pedido por escrito à empresa fornecedora do serviço de seu município ou região, podendo pagar o valor em até 12 vezes.

A LEI já funciona em centenas de municípios do Brasil e existe uma Lei estadual e uma federal que a ampara, que pretende assegurar aos usuários dos serviços de água o direito de instalar equipamento bloqueador eliminador de ar na tubulação de água do hidrômetro. O objetivo é garantir ao consumidor o pagamento justo pelo consumo de água, levando em conta que comprovadamente existe um sobre consumo em torno de 30% nas contas.

O projeto determina que os custos da instalação do aparelho ficarão sob a responsabilidade da empresa concessionária fornecedora dos serviços de água, sem nenhuma despesa para o proprietário do imóvel.

Eliminadores de ar:
Instalada antes do hidrômetro, essa peça causa certa discordância, uma vez que até o hidrômetro a rede é pública. Os eliminadores de ar funcionam com um sistema de boias flutuadoras, que não deixam o ar passar. São feitos, geralmente, de metal, como o bronze, para evitar que enferrujem e, assim, contaminem a água.

“Não podemos mais pagar por uma coisa que não consumimos que é o ar e continuaremos pelo povo, pois foi pra isso que fui eleito”, enfatizou Gessé.

 

por: Assessoria do Vereador


  • Compartilhe: