DESTAQUES

JOÃO DOURADO: eleição suplementar ocorre neste domingo (7)

Publicado em: 06/11/2021

Mais de 15 mil eleitores de João Dourado, Centro-Norte da Bahia, deverão retornar às urnas neste domingo (7/11) para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito da cidade. O pleito ocorrerá das 7h às 17h. Ao todo, 15.737 eleitores estão aptos a participar da votação. O número corresponde aos títulos em situação regular com a Justiça Eleitoral até o último dia 9 de junho.

A eleição será disputada por duas chapas: “Agora é com mais força” (PL, PSB, PC do B), com Diamérson Costa Cardoso Dourado, para a vaga de prefeito, e Clévia Santiago Silva Conceição, para vice-prefeita; e João Dourado para todos (PT, PSD), com Abimael Dourado Lima Júnior, para prefeito, e João Nogueira Ferreira, na vaga de vice-prefeito.

O novo pleito ocorre por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve o indeferimento das candidaturas de Diamérson Costa Cardoso Dourado e de Rita de Cássia Amorim do Amaral, eleitos no ano passado para os cargos de prefeito e vice-prefeita, respectivamente. A decisão do TSE levou em consideração aspectos de inelegibilidade da candidata a vice-prefeita, que teve repercussão na chapa para os cargos, o que impedia a diplomação dos candidatos. A eleição suplementar é regida pelas disposições do Código Eleitoral e pela Resolução 33/2021, publicada pelo TRE-BA. A diplomação deverá ocorrer até o dia 22 de novembro.

Auditoria

A Eleição Suplementar de João Dourado contará com auditoria das urnas eletrônicas, a ser realizada na Câmara Municipal de João Dourado – situada na R. Praça Cristo Reis, 103 – Centro, João Dourado – BA. A auditoria ocorre de forma paralela ao pleito, na mesma data e hora, das 7h às 17h. O sorteio dos equipamentos a serem auditados ocorrerá no sábado, véspera da votação.

Pandemia

Apesar do avanço da vacinação no estado, a pandemia ainda é uma preocupação para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Por isso, durante a eleição suplementar serão mantidos os protocolos previstos no Plano de Segurança Sanitária para garantir a proteção de eleitores, candidatos, mesários, servidores e magistrados envolvidos no pleito.

Nesse sentido, a orientação é para que eleitores usem máscaras e higienizem as mãos antes e depois da votação. Aos mesários e demais envolvidos no pleito, serão disponibilizadas máscaras, face shield e álcool em gel. O distanciamento físico também deverá ser mantido. Cada seção de votação deverá ainda contar com álcool em gel para uso dos cidadãos.

NAVE

O Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) foi habilitado, desde o último dia 25 de outubro, para também prestar informações aos eleitores de João Dourado por meio do número (71) 3373-9500. O serviço será fornecido também durante o final de semana do pleito, 6 e 7 de novembro, das 7h às 17h. O sistema poderá informar o eleitor sobre situação cadastral, locais e seções de votação.

Resultados

Interessados em acompanhar o resultado da votação poderão baixar os aplicativos Boletim na Mão e Resultados, ambos disponíveis nas lojas Google Play e App Store.

 

 

Fonte: TRE-BA


  • Compartilhe: