DESTAQUES

Jurailton Santos enaltece o Dia da Marisqueira, data criada por lei de sua autoria

Publicado em: 22/12/2021

Em reconhecimento ao relevante trabalho e a árdua rotina das marisqueiras, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), celebra neste dia 22 de dezembro, o “Dia Estadual das Marisqueiras”, data que consta no calendário oficial do estado da Bahia por meio da Lei n° 14.193, de sua autoria.

Atuante e defensor da pesca artesanal, Jurailton é nativo de Vera Cruz/BA, e como filho e neto de marisqueiras, vivenciou de perto o trabalho desenvolvido por essas trabalhadoras, que sob sol ou chuva, percorrem distâncias nos litorais do Estado, com o objetivo de buscar a subsistência de suas famílias.

“É com muita alegria que celebro essa data, que visa enaltecer essas guerreiras que muitas vezes são esquecidas pela sociedade. Se já era uma profissão árdua, com a chegada da pandemia vimos o quanto foi difícil para essa categoria sobreviver. É uma profissão que aprendi desde criança, pois sou filho de pescador e neto de marisqueira.
Um povo forte, que não se intimida com as lutas impostas do dia a dia. 22 de dezembro vem para justificar o meu reconhecimento ao trabalho dessas pessoas de fibra, que exercem essa atividade centenária. Parabéns a todas as marisqueiras da nossa Bahia”, enaltece o deputado.

O dia, a ser comemorado anualmente em 22 de dezembro, busca fortalecer, apoiar e incentivar os homens e mulheres de vida simples, de sorriso fácil, que proporcionam alternativas saudáveis de alimentação, muito apreciada na Bahia.

 

 

Fonte: Assessoria Parlamentar


  • Compartilhe: