SÍTIO DO MATO

Laticínios devem ganhar selo de qualidade

Publicado em: 28/3/2021

Com o SIM, produtos poderão ser comercializados no mercado nacional

Hoje o município de Sítio do Mato recebeu a visita de representantes do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMC, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do velho Chico – CDS, que tem como presidente o prefeito Cássio Cursino.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.

Os produtores de leite e derivados receberam, em dois encontros, o prefeito Cássio Cursino acompanhado do secretário de Agricultura, Chiquinho, do médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal do CDS Velho Chico, Dr. Fernando Escolástico da Silva Nascimento e do estagiário Kelvin da Silva Santos.

As reuniões ocorreram nos laticínios de Jaime dos Anjos Barbosa (Veinho) e Astrogenes Carlos de Santana (Quinha). Durante os eventos, o veterinário esclareceu dúvidas e deu orientações para que os produtores consigam o Selo de Inspeção que tanto almejaram e possam, assim, produzir dentro dos padrões de qualidade, com a possibilidade de terem seus produtos comercializados em todo o território nacional.

Em seu pronunciamento, o prefeito Cássio Cursino disse que seu desejo como prefeito é ver seus conterrâneos alcançando sucesso em seus negócios, independentemente da área que escolherem para investir. “Minha alegria pessoal é saber que agora podemos destravar o crescimento dos meus irmãos sitiomatenses e hoje inicia-se uma grande trajetória de sucesso para a classe dos queijeiros de Sítio do Mato. Esses pais de família que lutam todos os dias para produzirem seus queijos e manteigas, levando o sustento para suas famílias – e para as nossas também – afinal, precisamos nos alimentar e dependemos do leite e dos seus derivados, no nosso dia a dia. Os queijeiros de minha terra estavam invisíveis nas gestões passadas, sendo perseguidos, levando multas altíssimas e sofrendo apreensões dos seus produtos, devido à falta desse Selo (SIM), que agora podem obter mais facilmente.

E não iremos parar por aqui! Nosso objetivo é ver nossos produtores avançando cada vez mais, para que aumentem consideravelmente sua produção e, consequentemente, seu faturamento; se nossos produtores estiverem bem, ficaremos bem também”, disse o prefeito de Sítio do Mato.

Fonte: PMSM


  • Compartilhe: