MUNICÍPIOS

LEM: atividades físicas supervisionadas ajudam na qualidade de vida da população

Publicado em: 03/9/2021

Em todos os cantos da cidade tem gente se movimentando, do Sol do Cerrado, passando pelo Jardim das Acácias, Vista Alegre, Centro, Mimoso 2, até a Praça da Bíblia, no Bairro santa Cruz.

É a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, numa parceria entre as secretarias de Esporte, Saúde, Educação e Trabalho e Assistência Social, proporcionando qualidade de vida para quem mora aqui, através do programa ‘De Bem com a Vida’, que oferece atividades e exercícios físicos supervisionados por profissionais da área, para pessoas de diversas idades.

Antes de tudo, a situação do paciente é checada. “A secretaria de Saúde oferece todos os exames para que os pacientes possam participar desse Programa, para averiguar se existe alguma doença prévia, que possa impossibilitar a sua participação”, explicou Maria Gabriela Izoton, secretária de Saúde.

Logo após, entra a participação da Educação. “A secretaria de Educação é parceira do Programa, onde cede professores da rede, para as práticas de educação física”, contou a diretora de Ensino, Miriam Martins.

A autônoma Maria Aparecida Rocha teve chikungunya há três meses e os exercícios têm contribuído na sua recuperação. “Eles modificaram a minha vida!”, comemorou.

“Nesse período de pandemia, a gente tem sentido uma busca muito grande pelo pós-covid, pessoas que tiveram outras doenças também, como chikungunya, dengue. Então tentamos fazer com que essas pessoas sejam inseridas novamente nas atividades”, pontuou Alex Personal Trainer, um dos professores do programa.

Dona Elizene Lima da Silva de 58 anos, já completou 21 km, mas por causa da pandemia, acabou diminuindo o ritmo. Com o Programa, ela tem retomado os treinos. “Agora que liberaram para o professor estar aqui com a gente, foi bem melhor, então estou engatinhando de novo”, disse.

O professor Cleiton Strieder Fruhauf, explicou como os treinos são pensados. “Os treinos são feitos baseados na necessidade de cada paciente, mas conseguimos interagir com todos ao mesmo tempo, fazendo o acolhimento”.

“A nossa participação nos dá a possibilidade de incluir os nossos usuários, para que ele tenha qualidade de vida”, contou a secretária de Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes.

A secretaria de Esporte encabeça o ‘De Bem com a Vida’. A responsável pela pasta, Vânia Cenci, falou da motivação para criar o projeto.

 

 

Fonte: PMLEM


  • Compartilhe: